Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de novembro de 2025
O Paraná confirmou nesta terça-feira (11), mais uma morte provocada pela passagem de tornados pela região Sul do País na última sexta-feira (7). Com isso, o total de óbitos chegou a oito, sendo sete no Estado e um no Rio Grande do Sul.
A vítima mais recente é um idoso de 70 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu, que morreu na manhã de sábado, 10, vítima de uma insuficiência cardíaca aguda, informou a Secretaria de Saúde do Paraná.
José Eronides de Almeida não chegou a ser encaminhado para o sistema de saúde regulado pelo Estado. Segundo a secretaria, a morte foi informada pelo município e enquadrada como “estresse pós-trauma no contexto do tornado”.
Das mortes no Paraná, seis foram em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais atingida, e outra em Guarapuava. O balanço da pasta mostra também que 20 pessoas ainda estão internadas em decorrência do desastre. No total, foram realizados 835 atendimentos. O estado de saúde dos feridos não foi informado.
Uma rede de serviços de saúde foi montada para os atendimentos às vítimas dos tornados. Conforme a pasta, mais de 400 profissionais, entre socorristas do Samu e trabalhadores nas unidades hospitalares, estão atuando na região. Além disso, vários grupos de voluntários também auxiliam os moradores.
Ventos de até 330 km/h
Somente o Paraná foi atingido por três tornados na última sexta-feira. Um dos tornados foi o que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos de até 330 km/h. Outros dois tornados também foram registrados na sequência nos municípios de Guarapuava e Turvo, de acordo com confirmação feita na segunda-feira (10), pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado. (Com informações de O Estado de S.Paulo)