Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home Política Pelo menos 20% dos deputados federais trocaram de partido durante a janela partidária

Compartilhe esta notícia:

Pelo menos 20% dos deputados federais – 102 dos 513 parlamentares – trocaram de partido desde que começou, no dia 3 de março, a chamada janela partidária, que termina nesta sexta-feira (1º).

A janela é o intervalo que a legislação concede – seis meses antes das eleições – a deputados federais, estaduais e vereadores para que troquem de partido, se desejarem, sem o risco de perder o mandato.

Neste ano, o maior beneficiário das mudanças é o PL, sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro disputará a reeleição. Desde o primeiro dia da janela, a bancada do partido cresceu 71% (de 42 para 72 deputados – perdeu sete e ganhou outros 37).

A maior parte das migrações vêm de parlamentares eleitos pelo PSL, que neste ano se fundiu com o DEM e formou o União Brasil. O PSL foi o partido pelo qual Bolsonaro disputou a eleição presidencial de 2018.

Depois do PL, Republicanos e PP são os partidos que mais conquistaram deputados. O Republicanos conseguiu atrair 14 e perdeu quatro. No PP, foram 15 novos integrantes e duas baixas. Os dados foram divulgados pelo site G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro recua e mantém corte de IPI em 25%, e estuda aumentar imposto sobre bancos
Conheça as regras previstas na medida provisória que regulamenta o trabalho remoto no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias