Domingo, 22 de Junho de 2025

Home Brasil Petrobras eleva preço do querosene de aviação

Compartilhe esta notícia:

A guerra na Ucrânia continua impactando negativamente os custos estruturais das companhias aéreas, com a pressão do preço do barril de petróleo sobre o querosene de aviação (QAV).

No domingo (1), a Petrobras anunciou mais um reajuste, desta vez de 6,7% no preço do QAV em relação ao mês anterior.

De 1º de janeiro a 1º de maio, a alta chega a 48,7%, segundo dados da Petrobras compilados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Somente no ano passado, o valor do QAV acumulou aumento de 92%.

“Mais uma vez o reajuste anunciado pela Petrobras comprova como as companhias aéreas enfrentam diariamente a alta dos custos estruturais, sobretudo com o atual cenário de guerra na Ucrânia que traz muita pressão para o preço do barril de petróleo e para a cotação do dólar. O setor permanece sendo resiliente, mas a atual conjuntura traz muita dificuldade para podermos obter uma recuperação vigorosa diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus”, afirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Historicamente o QAV é o item de maior ineficiência econômica para as companhias aéreas brasileiras e responde por mais de um terço dos custos do setor, que por sua vez têm uma parcela de mais de 50% indexada ao dólar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Surto de hepatite em crianças não tem relação com vacina contra covid, diz governo britânico
Rascunho vazado indica que Suprema Corte dos Estados Unidos pode derrubar direito ao aborto
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News