Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025

Home em foco Polícia Federal diz que vai investigar danos ao patrimônio da União causados por vândalos em Brasília

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal (PF) informou nesta terça-feira (13) que vai instaurar um inquérito para apurar os danos ao patrimônio da União causados por vândalos bolsonaristas em Brasília (DF). Na noite de segunda (12), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir o prédio da PF, atiraram pedras e paus em direção ao edifício e incendiaram carros e ônibus.

A barbárie se alastrou pelas ruas próximas ao edifício da PF, e os vândalos entraram em confronto com a polícia. De acordo com a PF, os investigadores vão, em um primeiro momento, identificar o que foi depredado pelos vândalos durante os atos desta segunda

Em seguida, os policiais vão usar câmeras de segurança e o serviço de inteligência da corporação para identificar os criminosos que participaram dos atos de violência. O inquérito vai focar nos crimes cometidos contra o patrimônio da União.

Já a investigação sobre os danos ao patrimônio do Distrito Federal e aos bens particulares ficará a cargo da Polícia Civil do Distrito Federal. O Código Penal prevê pena de seis a três anos de prisão, além de multa, para quem “destruir, inutilizar ou deteriorar” bens públicos.

Sem prisões

Na manhã dessa terça, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que ninguém havia sido preso ainda. A situação não mudou à tarde.

Mas o secretário de Segurança, Júlio Danilo Souza Ferreira, disse que “não vai permitir manifestações violentas” e que as pessoas que promoveram a desordem serão responsabilizadas.

Resultado 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 8 veículos, entre carros e ônibus, foram incendiados. Um shopping teve de ser fechado por causa da ação dos vândalos. Nas ruas do Setor Hoteleiro Norte, os bombeiros encontraram botijões de gás vazios.

Os bolsonaristas usaram, pelo menos, nove botijões para bloquear as ruas. Segundo os militares, os botijões foram retirados de um posto de combustível, perto de onde ocorreram os atos.

Os vidros da 5ª Delegacia de Polícia, que fica na Asa Norte, próximo ao Setor Hoteleiro, foram quebrados por bolsonaristas. Em frente ao prédio, um ônibus também foi queimado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Fala de Lula sobre privatizações sinaliza radicalização de discurso da política econômica
Margareth Menezes diz que aceitou convite de Lula para o Ministério da Cultura
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde