Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Home Agro Pomares de maçã para exportação à Colômbia são inspecionados no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Engenheiras agrônomas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS realizaram, em Vacaria, uma auditoria em pomares de maçã de duas empresas produtoras que se cadastraram para exportar a fruta para a Colômbia.

“O objetivo da auditoria foi verificar o atendimento aos requisitos fitossanitários exigidos pelo país importador. Nessas unidades de produção, fizemos o monitoramento de mosca-das-frutas das espécies Ceratitis capitata e Anastrepha fraterculus”, disse a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da secretaria, Rita Antochevis.

A fiscal estadual agropecuária Liese Vargas, que também participou da auditoria, explicou que esses insetos são importantes ameaças para a fruticultura mundial, pois se desenvolvem no interior dos frutos quando ainda são larvas, alimentando-se da polpa. “Por isso, medidas como monitoramento nos pomares e tratamento a frio dos frutos antes do envio são exigidos pelos países importadores, justamente para reduzir o risco de introdução e disseminação da praga”, declarou.

“Para viabilizar as exportações à Colômbia, o índice MAD (mosca/armadilha/dia) deve ser inferior a 0,14, quando da inscrição da unidade de produção e da colheita dos frutos”, exemplificou Liese.

Do aspecto sanitário, os pomares auditados em Vacaria foram considerados aptos à exportação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Rio Grande do Sul registra 4.135 novos casos de Covid-19 e mais 14 mortes provocadas pela doença
“Podemos e vamos impedir esse pesadelo”, afirma Sérgio Moro sobre possível retorno de Lula à Presidência
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa