Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Home Porto Alegre Porto Alegre amplia público apto a terceira e quarta doses de vacina contra a Covid

Compartilhe esta notícia:

A partir desta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá ampliar o público apto a tomar a terceira e a quarta doses contra a Covid-19 em Porto Alegre. A decisão segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Com a mudança, a terceira dose, que estava disponível para todas as pessoas a partir de 18 anos, também passa a ser oferecida a gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e adolescentes imunocomprometidos a partir de 12 anos. A aplicação deverá ocorrer quatro meses após a segunda dose, para gestantes e puérperas, e oito semanas após a segunda dose para imunocomprometidos.

Este mesmo intervalo passará a ser adotado para imunocomprometidos a partir de 18 anos (o prazo, até então, para este grupo era de 28 dias após a segunda dose). Já para as demais pessoas acima de 18 anos, será mantido o intervalo de quatro meses. Para adolescentes de 12 a 17 anos que não façam parte de nenhum dos grupos mencionados acima, não há indicação de terceira dose.

Já a quarta dose, que estava disponível somente para imunocomprometidos a partir de 18 anos, será oferecida também a adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos. A dose deverá ser aplicada quatro meses após a terceira dose. São considerados os seguintes critérios para a aplicação da quarta dose em imunocomprometidos:

– Imunodeficiência primária grave

– Quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

– Pessoas vivendo com HIV/Aids

– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune

– Pacientes em hemodiálise

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Para receber a terceira ou quarta doses, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Imunocomprometidos devem apresentar ainda comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacinados com Janssen

Vacinados com Janssen que tenham a partir de 18 anos e sejam imunocomprometidos também poderão receber uma terceira dose de qualquer vacina. A aplicação deverá ser feita quatro meses após a terceira dose. Até o momento, não há previsão de aplicação de quarta dose neste público.

Confira o resumo do esquema vacinal contra a Covid-19:

1ª dose:

Todas as pessoas a partir de 5 anos

2ª dose:

Vacinados com Coronavac/Butantan – 28 dias após a 1ª dose

Vacinados com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca ou Janssen – 8 semanas após a 1ª dose

3ª dose:

Imunocomprometidos a partir de 12 anos – 8 semanas após a 2ª dose

Gestantes e puérperas de 12 a 17 anos – 4 meses após a 2ª dose

Imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com Janssen – 4 meses após a 2ª dose

Pessoas a partir de 18 anos vacinadas com Coronavac/Butantan, Pfizer/BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – 4 meses após a 2ª dose

4ª dose:

Imunocomprometidos a partir de 12 anos vacinados com Coronavac/Butantan, Pfizer/BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – 4 meses após a 3ª dose

Confira os locais de vacinação da Capital aqui.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo zera alíquota de impostos de importação sobre gás de cozinha
Cachoeirinha, na Região Metropolitana, reduz valor da passagem de ônibus em R$ 0,85
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde