Quinta-feira, 30 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Porto Alegre entrega Centro de Referência do Transtorno Autista

Compartilhe esta notícia:

O Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa), primeiro serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital voltado às especificidades desse público, foi entregue nesta sexta-feira (12). O serviço funcionará na Avenida Bento Gonçalves, 2460, e será operacionalizado pela Associação Hospitalar Vila Nova. O objetivo é reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão escolar. O espaço tem capacidade para atender até 300 crianças.

Para utilizar o espaço, a criança de até 12 anos deverá ser encaminhada pelas Equipes Especializadas em Saúde da Criança e do Adolescente. Quando os pais ou responsáveis desconfiam que o filho possa ter o transtorno, eles devem procurar uma das 132 unidades de saúde disponíveis na Capital. A unidade encaminha então a criança para ser avaliada pelas equipes especializadas. O encaminhamento também pode ser realizado pelas escolas conveniadas com o município.

A equipe que trabalhará no local é composta por neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) irá ajudar, oferecendo atendimento em saúde bucal e realizando exames. O projeto prevê também uma clínica-escola com salas terapêuticas de educação e apoio emocional aos pais e cuidadores.

O local, que antes era uma creche, foi cedido pelo governo do estado. Foram investidos cerca de R$ 460 mil na reforma da estrutura, entre melhorias na parte elétrica, piso, adaptações, portas, pintura, telhado e forro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Presidente da Petrobras não descarta aumento no preço dos combustíveis
Ibovespa fecha com ligeira alta; dólar cai pela quarta vez seguida
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde