Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

Home boas noticias Porto Alegre inicia programa pioneiro de gerenciamento digital do plantio e manutenção de árvores

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre implementa a partir desta terça-feira (6) um sistema tecnológico para gerenciamento digital do plantio e manutenção de árvores nos espaços urbanos. Conforme a prefeitura, trata-se de uma iniciativa inédita dentre as capitais brasileiras.

Vencedora de licitação, a empresa Propark é a responsável pela ferramenta, incluindo o fornecimento de licença de uso de software especializado, bem como capacitação e treinamento de equipes. O valor do contrato é de R$ 495 mil por um ano de serviços, prazo que poderá ser prorrogado.

No rol de serviços estão previstos a elaboração de diagnóstico da situação atual na cidade, cadastro georreferenciado das árvores localizadas junto à vias públicas, fornecimento de dados para auxiliar no planejamento e suporte para ações de monitoramento e fiscalização. A ideia é, posteriormente, disponibilizar os dados à população.

O início do inventário se dá por meio de duas frentes. Um grupo coletará de informações sobre as árvores já adultas da cidade, começando pelo Centro Histórico e pelo 4º Distrito (Zona Norte), regiões nas quais será realizado um censo de todas as árvores. Enquanto isso, o outro prospectará novos pontos de plantio, especialmente em vias estruturantes e regiões mais carentes de arborização.

Com a palavra…

“Com o uso da tecnologia há um grande avanço, que nos coloca como a primeira capital do País a fazer uso de um software para gestão da arborização urbana”, destaca o titular da Smamus, Germano Bremm.

A chefe da Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel, ressalta algumas das vantagens do processo em fase de implementação: “Plantios com qualidade permitem potencializar os serviços ambientais, como maior conforto climático, redução da poluição sonora, abrigos para fauna e fixação do carbono, além de contribuir para construção de um cenário de maior segurança, valorização estética e ordenação da paisagem”.

Diretor da Propark, Marcelo Leão acrescenta: “O software é uma plataforma que está sendo compatibilizada com o fluxo operacional da Secretaria. Nesse instrumento serão inseridas as informações sobre a arborização de Porto Alegre, a partir de saídas a campo pelos técnicos devidamente capacitados para alimentar o banco de dados. A utilização de inteligência artificial diminuiu consideravelmente o caráter subjetivo das avaliações”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Prefeituras gaúchas começam a receber R$ 280 milhões do governo federal para recomposição de perdas causadas pela gestão anterior
Mudanças na Biblioteca Pública do Estado devem proporcionar maior comodidade aos leitores
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News