Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Home Porto Alegre Porto Alegre já tem 26 casos de dengue confirmados este ano

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre possui 26 casos confirmados de dengue este ano, dos quais 25 são autóctones, ou seja, contraídos na cidade. Os dados constam no boletim epidemiológico semanal de arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (09), pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). O documento registra os casos de dengue, zica e chikungunya até a semana epidemiológica 9, que vai de 2 de janeiro a 5 de março.

Nesse período, foram notificados à Diretoria de Vigilância em Saúde 69 casos suspeitos de dengue entre moradores de Porto Alegre, dos quais 26 confirmados, 11 descartados e 32 em investigação.

Em relação à chikungunya, no mesmo período foram notificados três casos suspeitos, sendo um já descartado e um ainda aguardando resultado de exame laboratorial. Foram realizadas duas notificações de suspeita de zika, das quais uma foi descartada e outra está em investigação.

Dengue

Os casos de dengue são de moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, São José, Partenon, Bom Jesus, Jardim Carvalho, Vila Nova, Auxiliadora, Menino Deus, Morro Santana e Vila Conceição. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Conforme a diretora-adjunta de Vigilância em Saúde, Fernanda Fernandes, do ponto de vista climático este é um momento propício para a proliferação do mosquito, com chuvas e calor forte. “É muito importante que a população se mobilize para eliminar os focos de água parada, que são os criadouros do mosquito”, destaca.

Ao longo da semana, agentes de combate a endemias da SMS visitam as regiões dos casos confirmados para orientar a população diante da circulação viral, fazer busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além de fazer a remoção mecânica de criadouros de mosquitos. Na manhã desta quarta, a equipe esteve no bairro Jardim Carvalho.

Em todo o ano passado, foram confirmados em Porto Alegre 83 casos de dengue, sendo 65 autóctones e 18 importados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Senado deve votar projetos para tentar frear alta dos combustíveis
Mais de 40 veículos foram recuperados com auxílio do cercamento eletrônico em dois meses em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde