Domingo, 19 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Porto Alegre registra queda nos furtos de fios elétricos de sinaleiras de trânsito

Compartilhe esta notícia:

Após o reforço das ações de patrulhamento pela Guarda Municipal, os furtos de fios elétricos de sinaleiras de trânsito apresentou queda de 95% em seis meses. Foram 85 casos em março contra quatro em agosto – destes, apenas um registrado dentro do perímetro abrangido por força-tarefa deflagrada em abril para combater esse tipo de crime.

A estatística é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que aponta tendência de redução: já no primeiro mês de ofensiva foram 34 ocorrências, número que em julho cairia para apenas duas.

Por meio das operações “Sinal Vermelho” e “Ferros-Velhos”, a prefeitura tem atacado respectivamente as subtrações e a receptação do material, que inclui cabos telefônicos e outros itens retirados ilegalmente de equipamentos público e particulares.

“Os ataques a estruturas que possuem fios de cobre cresceram nos últimos dois anos, em razão da elevação do valor do metal”, explica a EPTC. “O volume de materiais furtados neste ano é o maior da série histórica: 14,9 mil metros foram levados por ladrões até o dia 31 de agosto, 77% a mais que ao longo de todo o ano passado.”

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), a prevenção e combate aos furtos com tal perfil têm caráter permanente. As ações são realizadas de forma integrada com órgãos municipais e estaduais, em parceria com técnicos das empresas responsáveis por serviços como energia elétrica, telefonia e abastecimento de água.

Qualquer cidadão pode auxiliar as forças de segurança, informando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou então pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos, funcionam 24 horas por dia e oferecem garantia de anonimato sigilo ao denunciante.

Com a palavra…

O secretário-adjunto da Segurança da capital gaúcha, Comissário Zottis, salienta a importância da colaboração entre diferentes segmentos para ampliar a eficácia do trabalho de prevenção e repressão aos furtos de cabos:

“A troca de informações entre a administração municipal e as empresas que prestam serviços em Porto Alegre é constante. O relato é de que o quadro melhorou muito nos últimos meses. Continuamos trabalhando para que essa evolução se mantenha”.

Por sua vez, o secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, enaltece a importância de uma combinação de medidas em andamento:

“Não medimos esforços para realizar ações que diminuam os danos ocasionados à mobilidade nesses casos. Além da substituição dos fios de cobre por alumínio, nossa equipe é incansável no pronto restabelecimento da rede semafórica nesses casos de furtos”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ministro da Educação diz que não haverá mudança no Enem nos próximos anos
Ministério da Educação vai propor bolsa para que aluno conclua ensino médio
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias