Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Home coronavírus Porto Alegre vacina mais de 60% das crianças a partir de 5 anos contra covid

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre avançou na vacinação infantil, chegando a 71.523 crianças imunizadas contra covid-19, o equivalente a 60,53% do público estimado, que é de 118.158 crianças de 5 a 11 anos. O quantitativo corresponde ao período de 19 de janeiro até 2 de março. Nos balanços anteriores, divulgados nos dias 14 e 21 de fevereiro, o número de crianças vacinadas era de respectivamente 47.944 (40,57%) e 62.944 (53,27%).

“A vacinação deste público está progredindo gradativamente. Convidamos os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos, que os levem até as unidades para garantir a proteção dos pequenos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

A primeira dose de Coronavac está disponível para todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, em 25 unidades de saúde. Já a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech é oferecida em 14 unidades de saúde para todas as crianças de cinco a 11 anos.

Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação e manifestar concordância com a imunização. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. Após a aplicação, as crianças devem aguardar 20 minutos na unidade de saúde para observação.

Os imunizantes disponíveis na Capital são as vacinas pediátricas da Pfizer para crianças a partir de 5 anos e da Coronavac na idade de 6 a 11 anos (exceto imunocomprometidas), ambas autorizadas no Brasil. As crianças que ainda não foram vacinadas, poderão receber o imunizante pediátrico da Pfizer ou Coronovac. Já as que estão aptas a receber a segunda dose (28 dias após a aplicação da primeira dose) receberão o imunizante da Coronavac/Butantan.

“Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde e foram obtidos junto às unidades de saúde. Os quantitativos que constam no painel Vacinômetro são menores, já que não era possível registrar as doses no sistema do Ministério da Saúde no início da vacinação”, informa nota da pasta. Para aumentar o percentual de crianças vacinadas, a prefeitura promove neste sábado (5), a segunda edição do “Dia C” da Vacinação Infantil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Embraer suspende manutenção e venda de peças para a Rússia
Lula volta a recomendar cuidado a compradores da Eletrobras
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Bom Dia