Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul Prefeitura de Gravataí entrega nova Unidade de Saúde da Família Aristides D’ávila

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Gravataí entrega, nesta quarta-feira (27), a nova USF  (Unidade de Saúde da Família) Aristides D’ávila para a população. Equipada, moderna e acessível, a estrutura é a quarta unidade de saúde viabilizada pelo governo municipal desde o ano passado e terá capacidade para atender um território de abrangência de até 8 mil pessoas. A obra é uma iniciativa do Qualifica Atenção Primária, programa da Secretaria Municipal da Saúde que cuida da atenção básica à saúde.

A partir das 17h, haverá diversas atividades abertas para a comunidade. Entre elas, estão ações de saúde, brinquedos infláveis para as crianças, food trucks, aulão de ginástica e atração artística. A entrega da nova unidade de saúde é uma reivindicação antiga da comunidade atendida e dos profissionais que prestam os atendimentos no local, até então instalado em um imóvel locado e com problemas de acessibilidade.

A qualificação das unidades de saúde, assim, vai ao encontro das medidas adotadas pela SMS, cujo objetivo é qualificar a saúde em prol dos munícipes. Ao menos outras seis unidades de saúde – Cohab B, Centro, Vila Branca, Érico Veríssimo, Nova Conquista e Barro Vermelho – serão entregues à população de variados bairros da cidade até o final deste ano, possibilitando melhorias significativas à saúde dos gravataienses.

Nova USF Aristides D’ávila

Com o novo espaço, também será possível implementar a oferta de atendimento odontológico com uma equipe de Saúde Bucal, composta por um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Antes, os usuários que necessitavam desse tipo de atendimento eram referenciados a outras unidades de saúde. A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo e, como tal, a prática de medidas preventivas e hábitos saudáveis de higiene bucal são condições importantes e significativas para o aumento da qualidade de vida das pessoas.

Localizada na rua Curumim, número 340, no bairro Dona Mercedes, a nova unidade de saúde Aristides D’ávila terá sala de vacinas, sala de curativos, sala de inalação e sala de triagem e procedimentos. Além disso, contará com consultórios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, bem como um espaço destinado aos profissionais de saúde.

Duas equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – , assim como uma equipe de Saúde Bucal, irão realizar os atendimentos. Além disso, a unidade de saúde recentemente recebeu a primeira médica residente na área de Família e Comunidade a atuar na rede municipal, de forma a qualificar e aperfeiçoar os atendimentos.

Em média, serão 3 mil atendimentos mensais para moradores dos bairros Parque dos Anjos, Girassol, Parque dos Ferreiros, Dona Mercedes, Parque Sinimbu e Dona Idalina. Desta forma, os usuários do serviço de saúde terão acesso a consultas médicas, odontológicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida, como gestantes, crianças, adultos e idosos.

A SMS lembra ainda que haverá atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde. Além disso, contará com procedimentos como curativos, aplicação de medicações, vacinação e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas patologias, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Entregas

Três unidades de saúde já foram entregues pelo governo municipal: USFs Itatiaia, Granville e Morada do Vale. Outras seis serão inauguradas até dezembro deste ano. Com as novas estruturas, a Prefeitura de Gravataí visa melhorar a qualidade de vida e bem-estar tanto dos profissionais de saúde que prestam os atendimentos quanto da população que acessa os serviços de saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Clube de Permuta chega a Porto Alegre para facilitar transações de serviços e produtos entre empresas
Prorrogado prazo para empresas participarem da licitação do programa A Casa É Sua – Calamidades no RS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada