Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Home Política Presidente do Senado diz que a vitória de Lula salvou a democracia e evitou sua prisão

Compartilhe esta notícia:

Em encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com senadores, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), falou da importância da eleição do petista para a democracia. Pacheco ainda afirmou que, se não fosse a posse de Lula, ele e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes estariam presos.

Já o petista fez questão de destacar a importância de Pacheco na defesa da democracia e acabou lançando o senador à disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026.

Na apuração da Polícia Federal (PF) sobre uma tentativa de golpe de Estado em 2022, os investigadores encontraram uma minuta golpista que previa a prisão de Pacheco, Moraes e do também ministro do STF Gilmar Mendes.

Segundo a PF, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu essa minuta e chegou a pedir a retirada dos nomes de Gilmar e Pacheco, e a manutenção do de Alexandre de Moraes. No encontro realizado por Lula para se aproximar também dos senadores, Pacheco fez questão de destacar a importância da eleição do petista.

O presidente do Senado afirmou que foi muito importante para a reafirmação da democracia brasileira, principalmente em um momento em que havia movimentos de pessoas que tramavam um golpe de Estado, e ainda pretendiam a prisão de autoridades e pessoas públicas.

Neste momento, colegas de Pacheco emendaram: “Inclusive a prisão do senhor e do Alexandre Moraes”. Pacheco respondeu: “Isso mesmo, inclusive a minha e a do ministro Alexandre de Moraes”.

Com semblante sério, Lula disse que seu governo tem a “plena consciência da importância que o senhor (Pacheco) teve para manutenção do processo democrático brasileiro, para a realização das eleições. E aí está o nosso governador de Minas Gerais”.

Neste momento, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que apoiava a candidatura do senador mineiro ao governo do estado e chegou a brincar que, se fosse necessário, mudaria o seu título para Minas para votar em Rodrigo Pacheco.

Durante o encontro com Lula, Pacheco defendeu o nome de um ministro que não esteve nos elogios da reunião da semana passada: Alexandre Padilha.

O presidente do Senado disse que o ministro da Articulação Política foi fundamental para a aprovação dos projetos governistas no Congresso Nacional no ano passado. Lira tem adotado uma posição crítica em relação a Padilha.

Lula aproveitou para defender também Alexandre Padilha. Disse entender as dificuldades do cargo de ministro da Articulação Política, que sempre causa desgastes políticos, mas reafirmou sua confiança total no auxiliar e que não está em cogitação trocá-lo.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Biden afirma que Netanyahu “prejudica mais do que ajuda” Israel
Alexandre de Moraes proíbe Bolsonaro e outros investigados pela tentativa de golpe de irem a eventos das Forças Armadas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias