Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Home Porto Alegre Principal estação de tratamento de água de Porto Alegre é reativada; nível do Guaíba segue em queda

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura de Porto Alegre informou, no início da tarde dessa quarta-feira (15), que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) conseguiu retomar a operação da Estação de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento, um dos principais sistemas de abastecimento da cidade, que estava fora de operação desde o último dia 4. O sistema capta água do Guaíba e bombeia até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de mesmo nome, abastecendo cerca de 150 mil pessoas em 21 bairros e sete hospitais.

Ainda segundo o município, a estação iniciou o tratamento com uma vazão reduzida, de 800 litros por segundo, por conta da turbidez da água, fazendo com que em alguns locais o abastecimento volte apenas nesta quinta-feira (16) pela manhã e tarde.

Os bairros que são abastecidos pelo Sistema Moinhos de Vento são: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Outra boa notícia diz respeito ao Guaíba, que atingiu elevação recorde durante as chuvas históricas. Desde às 22h de terça-feira, o nível da água, que estava em 5,25m, vem caindo e chegou a 5,09m às 22h15 dessa quarta, de acordo com os Dados Hidrológicos da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (DRHS/SEMA-RS).

Limpeza

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) começou nessa quarta, os trabalhos de limpeza nas partes secas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus. Os serviços são realizados no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa; na rua José de Alencar, em frente ao Hospital Mãe de Deus; e nas vias perpendiculares à avenida Getúlio Vargas, bairro Menino Deus.

Cerca de 70 garis (das Seções Centro e Leste) estão recolhendo os resíduos acumulados e fazendo a raspagem do lodo com ou auxílio de um caminhão compactador, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Na última terça (14), equipe do DMLU retirou 25 toneladas de lodo e terra no serviço de raspagem executado nos dois sentidos da avenida Padre Cacique, no bairro Menino Deus.

Também foram removidos 30 sacos de resíduos na parte seca da Edvaldo Pereira Paiva, próximo à Ipiranga, ao lado da água que ainda está acumulada na via. As limpezas executadas pelo Departamento acontecem nas áreas onde a água já baixou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeitura já planeja a limpeza geral de Porto Alegre após a enchente
Equipes que atuam em abrigos passam a contar com rede wi-fi
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News