Domingo, 26 de Maio de 2024

Home Sem categoria Príncipe William deve assumir alguns compromissos do pai, o rei Charles, em tratamento contra câncer

Compartilhe esta notícia:

O príncipe William de Gales, herdeiro da coroa britânica, deverá assumir algumas funções em nome do seu pai, o rei Charles, diagnosticado com câncer, segundo o jornal britânico The Guardian, citando a PA Media. O monarca de 75 anos iniciou o tratamento na segunda-feira, e por isso deverá adiar compromissos e aparições públicas. As funções do pai assumidas por William, que também estava afastado e deve retornar aos seus compromissos nesta semana, deverão somar-se à sua própria agenda.

As atividades de William serão retomadas na quarta-feira, após terem sido suspensas devido a uma cirurgia abdominal de sua esposa, Kate Middleton, que continua em recuperação. Na quarta, o príncipe assistirá a uma cerimônia de posse no Castelo de Windsor e, à tarde, participará de um baile beneficente em Londres, em prol da London Air Ambulance, informou o Palácio de Kensington.

O herdeiro de 41 anos, irá cumprir os compromissos sem a princesa de Gales, que deve retomar à sua agenda apenas depois da Páscoa. William é muito mais popular que o próprio rei (e o mais popular entre os membros da família real britânica), com 68% de aprovação, de acordo com uma pesquisa recente do YouGov. Ele está à frente de sua tia, a princesa Anne, com 67%, e de sua esposa Kate, com 63%. O rei, por sua vez, aparece apenas na sexta posição, com 51%.

Já o irmão mais novo de Wiliiam, Harry, desembarcou nesta terça-feira em Londres para ver o pai. O duque de Sussex tem uma relação turbulenta com o restante da família real britânica, incluindo o irmão. Não se sabe se eles se encontrarão.

Atualmente, Harry mora na Califórnia com sua família, a duquesa de Sussex Meghan Markle e seus dois filhos, Archie e Lilibet, desde que abdicou de suas funções reais em 2020. A família não viajou com ele para Londres.

Com o duque afastado e os problemas de saúde sucessivos, além da retirada do príncipe Andrew da vida pública após um escândalo de abuso sexual de menores, o círculo de membros ativos da família real britânica foi reduzido quase pela metade, deixando a rainha Camilla, de 76 anos, na linha de frente, com diversos compromissos semanais.

O diagnóstico do rei

Charles foi aconselhado pelos médicos a suspender suas aparições e compromissos públicos devido ao tratamento contra o câncer, sobre o qual está “totalmente confiante”. Contudo, é esperado que o rei continue a receber as suas “caixas vermelhas”, que contém documentos do governo a serem revisados pelo monarca, e a “tratar de negócios do Estado e da papelada oficial”.

A princípio, ele também seguirá realizando o seu encontro semanal com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e as reuniões do Conselho Privado, embora não tenham sido divulgados mais detalhes.

No fim de janeiro, Charles deu entrada em um hospital de luxo de Londres, no Reino Unido, para fazer uma cirurgia por um quadro de próstata aumentada — comum entre homens a partir dos 60 anos. Mas, na segunda-feira, o palácio revelou que, durante seu recente procedimento hospitalar, “testes diagnósticos identificaram uma forma de câncer”.

Apesar disso, uma fonte próxima à Buckingham, citada pela agência Reuters, afirmou que não se trata de câncer de próstata, como se especulava quando a notícia foi divulgada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Gloria Pires compartilha trecho do treino do dia e internet a elege a “musa do verão”
Parkinson: cientistas de Harvard criam dispositivo robótico vestível que melhora a caminhada de pacientes
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa