Sábado, 16 de Agosto de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de agosto de 2025
A estética masculina deixou de ser tabu e cada vez mais homens estão ocupando espaço em clínicas e consultórios em busca de procedimentos que os ajudem a manter uma aparência saudável, alinhada e atual. De acordo com o relatório da Research and Markets, o mercado global de cuidados pessoais masculinos foi avaliado em 30,8 bilhões de dólares em 2021 e a projeção é de que alcance 67,2 bilhões até 2030.
Ainda segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), os homens seguem procurando por intervenções que melhoram o contorno e o equilíbrio facial de forma estratégica. Entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados em 2023, destacam-se a cirurgia de pálpebras, a correção de ginecomastia, a lipoaspiração, a rinoplastia e o enxerto de gordura no rosto.
Já entre os procedimentos minimamente invasivos, a toxina botulínica continua na liderança global, com 8,8 milhões de aplicações, enquanto o ácido hialurônico vem crescendo de forma consistente. Só no último ano, o número de aplicações aumentou 29%, chegando a 5,5 milhões.
De acordo com o cirurgião plástico Flávius Cabral e sócio-diretor do Grupo Clay Medicina e Estética, essa busca não tem a ver com vaidade superficial, mas com uma percepção mais consciente sobre imagem, envelhecimento e autoestima. “Existe um novo perfil masculino que busca melhorar a aparência sem abrir mão da naturalidade. São homens que querem parecer mais descansados, cuidar da pele, da postura facial, do contorno corporal, mas sem exageros”, explica Flávius.
Atento a esse novo comportamento, Flávius Cabral aponta que há protocolos desenvolvidos especialmente para atender o público masculino, com técnicas modernas, resultados sutis e um ambiente pensado para acolher essa demanda de forma segura e personalizada.
Toxina Botulínica
Entre os procedimentos mais procurados está a aplicação de toxina botulínica, o popular botox. O objetivo vai além de suavizar rugas: trata-se de preservar a expressão natural, mantendo um aspecto descansado e confiante. “Os homens costumam buscar resultados discretos, que não denunciem o procedimento, mas que façam diferença na aparência e autoestima”, explica Flávius Cabral. As regiões mais tratadas incluem testa, área dos olhos e entre as sobrancelhas.
Ginecomastia
Ainda segundo o cirurgião plástico, outro procedimento cada vez mais solicitado é a cirurgia de ginecomastia, indicada para correção do aumento mamário em homens. A condição, bastante comum, pode causar desconforto físico e afetar diretamente a autoestima, especialmente em momentos como a ida à praia ou à academia. “A remoção do excesso de tecido mamário, feita com técnica precisa e cicatrizes discretas, devolve a harmonia do peitoral masculino, reforçando a segurança e bem-estar”, acrescenta o médico.
Lipo com UGRAFT
A lipoaspiração voltada para o público masculino é mais um destaque. Focada na remoção de gordura localizada, ela permite realçar a musculatura natural. A escolha desse procedimento é ideal para homens que buscam realçar o contorno corporal, com foco em regiões como abdômen, peitoral e deltóides. “A combinação da lipoaspiração com a técnica UGRAFT permite não apenas remover gordura localizada, mas também utilizá-la para realçar pontos estratégicos da anatomia masculina. Um corpo mais definido, com naturalidade e proporção”, aponta Flávius Cabral.
Aumento peniano
Com abordagem ética e acompanhamento médico rigoroso, o protocolo de aumento peniano é mais uma alternativa para quem busca melhorar a proporção íntima com responsabilidade e segurança. O procedimento consiste na aplicação de ácido hialurônico proporcionando um aumento do calibre peniano que pode chegar a 1,5-2,0 centímetros na primeira sessão. Para o cirurgião plástico Flávius Cabral, “a técnica é realizada de forma rápida em clínica, com anestesia local, indolor e o paciente pode retomar suas atividades normais em poucos dias”.
No Ar: Pampa News