Terça-feira, 22 de Abril de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 17 de março de 2025
Em meio às comemorações dos 253 anos de Porto Alegre, prosseguem as homenagens à mais importante cantora brasileira nascida na capital gaúcha: Elis Regina (1945-1982), cujo nascimento completou 80 anos nessa segunda-feira (17). Um dos destaques é o show gratuito “Alô, Alô, Marciano!”, estrelado pela jazzista Marguerite Silva Santos a partir das 18h do próximo domingo (23), ao lado da Usina do Gasômetro.
Marguerite, uma das principais vozes negras da nova geração de artistas da cidade, estará acompanhada de Davi Moreira (guitarra e arranjos), Jonas David (piano), Ezequiel de Paula (contrabaixo acústico), Alexandre Olly (bateria), Tuti Rodrigues (percussão), Cesio Sandoval Peixoto (pandeiro), Di Farias (violino) e Rafael Marques (flauta transversal).
O espetáculo será incrementado pelas participações especiais da sambista Maria do Carmo Carneiro e da poetisa e escritora Fátima Farias. No repertório, alguns dos maiores êxitos da carreira da “Pimentinha”, tais como “Casa no Campo” (Tavito/Zé Rodrix), “Atrás da Porta” (Chico Buarque/Francis Hime), “Vou Deitar e Rolar” (Paulo César Pinheiro) e “Alô, Alô, Marciano!” (Rita Lee/Roberto de Carvalho), que dá título ao evento.
A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Em caso de chuva, o evento será transferido.
Projeção internacional
Considerada por muitos como a melhor voz feminina já surgida na história da música popular brasileira (há quem a coloque entre as maiores do mundo), Elis nasceu em Porto Alegre no dia 17 de março de 1945 e cresceu no bairro do IAPI (Zona Norte).
Despontou em programas de rádio e, ainda jovem, alcançou a consagração em São Paulo e Rio de Janeiro, com uma carreira marcada por discos icônicos e apresentações memoráveis em palcos e emissoras de TV, com reconhecimento internacional.
Faleceu em 19 de janeiro de 1982, vítima de overdose acidental, dois meses antes de completar 37 anos. Seus três filhos – João Marcello, Pedro e Maria Rita – são bem-sucedidos profissionais da música.
Programação na CCMQ
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), por sua vez, mantém uma programação especial em homenagem aos 80 anos de nascimento da cantora gaúcha Elis Regina (1945-1982), completados nessa segunda-feira (17). São diversas atividades até dia 25, a maioria com entrada gratuita.
O evento “Elis 80” inclui apresentações musicais, audições comentadas, exibição de filmes e visitas guiadas ao agora remodelado espaço temático dedicado à artista no prédio da CCMQ, localizado na Rua da Praia. A curadoria e organização é da direção Casa, em parceria com a jornalista e pesquisadora Bruna Paulin.
– 18 de março: “A História do Disco”, edição especial com Juarez Fonseca (gravação de podcast, seguida de audição comentada), 19h, na sala Luis Cosme. Entrada franca, mediante senha através da plataforma Sympla.
– Até 23 de março: “Ciclo Elis Regina” na Cinemateca Paulo Amorim, com diversos títulos em cartaz.
– 25 de março: “A História do Disco”, edição especial com Bruna Paulin (gravação de podcast, seguida de audição comentada), 19h, na sala Luis Cosme. Entrada franca, mediante senha através da plataforma Sympla.
(Marcello Campos)
No Ar: Pampa News