Domingo, 03 de Março de 2024

Home Porto Alegre Projeto da prefeitura de Porto Alegre estabelece idade máxima de 25 anos para candidatos a guarda municipal

Compartilhe esta notícia:

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre começou a discutir nesta semana o projeto do Executivo que estabelece a idade máxima de 25 anos para inscrição em concurso público para o cargo de guarda municipal.

De acordo com a prefeitura, o cargo exige uma preparação física elevada, “sendo perfeitamente compreensível que um candidato de 25 anos tenha mais facilidade de exercê-lo do que um de 55 anos”. O projeto destaca que há previsão legal para tal exigência, inclusive com posicionamento jurisprudencial do STF (Supremo Tribunal Federal).

A média de idade atual do efetivo da Guarda Municipal de Porto Alegre é de 54 anos, segundo os dados apesentados na proposta. Entre as atribuições dos guardas municipais, estão o policiamento preventivo com utilização de armamento, embarque e desembarque de viaturas, uso da força física, apoio estratégico na rede de proteção social, entre outras ações que, segundo o Executivo, expõem os profissionais a um alto nível de estresse e risco à saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

ICMS sobre os combustíveis é congelado por 90 dias
Tite divulga os nomes dos convocados para os próximos jogos da Seleção Brasileira; goleiro do Grêmio está na lista
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News