Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 25 de junho de 2026

Documento orienta municípios e profissionais para garantir acolhimento humanizado e atendimento integral
O Governo do Estado lançou o Protocolo Unificado e Integral de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, elaborado pela Secretaria da Mulher (SDM) e pelo Comitê Gestor Intersetorial. A iniciativa busca padronizar fluxos de atendimento, capacitar equipes e monitorar políticas públicas, assegurando que, em qualquer município, o acolhimento seja feito com escuta qualificada, respeito à autonomia e prioridade à proteção da vida. O protocolo reúne informações sobre direitos, formas de violência e canais institucionais seguros, como a GurIA e o Painel da Rede de Proteção da Mulher. Para a secretária Ana Costa, o documento representa um avanço ao evitar a revitimização e fortalecer a articulação entre diferentes áreas do Estado, consolidando espaços mais seguros e confiáveis para mulheres em situação de violência.(Gisele Flores)