Domingo, 05 de Outubro de 2025

Home Mundo Quase mil pessoas estão presas no Monte Everest após forte tempestade de neve

Compartilhe esta notícia:

Quase mil pessoas estão presas no Monte Everest, após uma forte tempestade de neve bloquear estradas na noite deste sábado (4). Uma operação de busca foi lançada na manhã deste domingo (5), para chegar aos acampamentos localizados a quase cinco quilômetros de altitude e limpar as estradas. De acordo com a imprensa chinesa, há suprimentos suficientes para os alpinistas presos, e o pessoal está seguro.

Centenas de moradores locais e equipes de resgate foram mobilizados para remover a neve e limpar o caminho até a base.

Alguns turistas já foram resgatados, segundo um relatório. Algumas das tendas dos alpinistas teriam sido danificadas pela nevasca, mas nenhuma morte nos acampamentos foi confirmada até o momento, mas há risco de hipotermia.

A nevasca começou na noite de sexta-feira e se estendeu durante o sábado. Devido às condições climáticas, a Empresa de Turismo do Condado de Tingri suspendeu a venda de ingressos e a entrada na área do Everest.

Do outro lado da fronteira, no Nepal, fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e inundações repentinas. As tempestades causaram caos, bloqueando estradas e destruindo pontes. Ao menos 47 pessoas morreram desde sexta-feira, segundo autoridades locais.

Outras 35 morreram em deslizamentos de terra no distrito de Ilam, no leste, na fronteira com a Índia. Enquanto isso, nove pessoas foram dadas como desaparecidas após serem arrastadas pelas águas da enchente e outras três foram mortas por raios em outras partes do país.

Everest

O Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, ergue-se no Himalaia. Suas coordenadas são 27,9881° N, 86,9250° E e está situado na fronteira de dois países: Nepal e China. O cume está a 8.848,86 metros (29.031,7 pés ) e é uma fronteira natural.

O Monte Everest fica na fronteira, mas nenhum país o possui. O lado sul é administrado pelo Nepal e a China controla o lado norte através da Região Autônoma do Tibete.

Quanto a quem controla o Monte Everest, depende de onde você está. Se você estiver na trilha sul para o Acampamento Base do Everest, no Nepal, estará sob jurisdição nepalesa. Se estiver no lado norte, escalando a partir do Tibete, estará lidando com regulamentações chinesas.

Houve conversas ao longo dos anos sobre o marcador do cume e as medições de elevação, mas agora ambos os países reconhecem oficialmente a elevação atual em conjunto.

Resumindo: o Monte Everest é compartilhado. Você pode vivenciá-lo de dois países, cada um com uma visão diferente da mesma montanha.

O Monte Everest não está localizado em uma cidade tradicional, mas várias pequenas cidades e capitais servem como portas de entrada para a montanha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sinal escondido no cérebro pode revelar Alzheimer anos antes dos sintomas, mostra estudo
Prefeituras de todo o País aprovam leis para criar loterias municipais; governo Lula afirma que são irregulares
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde