Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Home Política Reprovação ao governo Lula chega a 40%, informa o Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Datafolha sinaliza para uma nova variação negativa na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A taxa dos que classificam a gestão federal como “ruim” ou “péssima” oscilou de 38%, em abril, para 40% agora, enquanto o percentual dos que a consideram “boa” ou “ótima” variou na direção oposta, de 29% para 28%. Outros 31% classificam o governo Lula como “regular”.

Os resultados do novo levantamento, publicados pelo jornal “Folha de S.Paulo”, revertem parte da recuperação de imagem que havia sido ventilada pela pesquisa anterior. Após o governo ter atingido um pico de reprovação em fevereiro (41%), o levantamento seguinte indicou que a distância entre os que reprovam e os que aprovam a gestão Lula havia diminuído de 17 pontos percentuais para 9 pontos. Agora, o intervalo entre os dois grupos é de 12 pontos.

A oscilação negativa captada na pesquisa reflete os impactos da crise provocada pelo escândalo dos desvios de benefícios pagos a aposentados e pensionistas do INSS, que levou à queda do ministro Carlos Lupi (Previdência Social) e foi explorada pela oposição nas redes sociais.

Com a ressalva de que pesquisas de institutos distintos não devem ser diretamente comparadas, é possível constatar uma conversão dos resultados do Datafolha com os do levantamento divulgado na semana passada pela Quaest, que indicou serem 43% os que reprovam e 26% os que aprovam o desempenho do governo. Embora com percentuais diferentes, ambos os institutos apontaram para uma deterioração da avaliação do Executivo junto à opinião pública.

O Datafolha indica que o desgaste na imagem da gestão federal foi maior junto à população que tem ensino superior completo. Nesse núcleo, a aprovação ao governo baixou de 31% em abril para 25%. Já entre os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos por mês, houve sinais de melhora: a taxa dos que reprovam a administração de Lula passou de 36% para 33%, enquanto os que a aprovam variaram de 30% para 32% em dois meses.

Em outros grupos caros ao mandatário, como as mulheres, o registro foi de estabilidade —30% agora, mesmo dado de dois meses atrás. Lula tenta focar este eleitorado para garantir seu apoio nas eleições de 2026, mas políticas públicas com efetividade posta em xeque e recorrência de falas consideradas machistas são desafio.

O mesmo ocorreu entre pessoas pardas e pretas: nos dois grupos o presidente oscilou de 28% em abril para 29% em aprovação, com margem de três e cinco pontos, respectivamente. Já entre brancos, a aprovação oscilou negativamente de 29% para 26%, e margem de erro de quatro pontos.

Quando perguntados sobre o trabalho do presidente, 46% disseram aprovar o desempenho de Lula, contra 50% que se dizem insatisfeitos. Em abril, essas taxas eram de 38% e 49%, respectivamente.

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros em 136 municípios no período de 10 a 11 de junho. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

IPTU sustentável já tem 400 imóveis com pedido de desconto em Porto Alegre
Em discurso, Lula diz que só pode ser milagre ele ser presidente
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News