Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul tem nove municípios sem comunicação uma semana após início das tempestades

Compartilhe esta notícia:

Ao menos nove municípios continuam no Rio Grande do Sul (RS) estão sem nenhum tipo de sinal de telefonia móvel e internet. Os dados são do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Nessas cidades ainda não há nenhuma operadora disponível. São elas: Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Capitão, Eldorado do Sul, Encantado, Pouso Novo, Progresso, Roca Sales e Travesseiro.

Há ainda 239 municípios com “afetação parcial” das comunicações, o que significa que há pelo menos uma ou apenas uma operadora em funcionamento.

Para tentar aumentar a comunicação com locais “ilhados”, o Ministério das Comunicações determinou o envio de 14 terminais satelitais transportáveis da Telebras para o estado. Essas “antenas móveis” chegaram na quinta-feira (02) e auxiliam as equipes de resgate. Segundo a pasta, mais 20 desses equipamentos chegaram nesta semana a Porto Alegre.

O restabelecimento das comunicações foi anunciado como prioridade pelo governo federal. Sem os serviços de telefonia há dificuldades para informações sobre resgate e abastecimento das cidades.

Na última sexta-feira (04), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informou a jornalistas que entre as três prioridades do governo estavam: o trabalho de resgate de ilhados e desaparecidos; o restabelecimento do tráfego, energia e internet e, por fim, o apoio humanitário aos desabrigados.

As operadoras de telefonia também liberaram o sinal das redes para que clientes de qualquer operadora pudessem acessar a rede disponível de forma gratuita, já que há localidades onde apenas uma empresa está com o serviço restabelecido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Hamas diz que liberaria cadáveres e reféns vivos durante trégua
Técnico do Grêmio deixa Porto Alegre e parte para o Rio de Janeiro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde