Domingo, 05 de Maio de 2024

Home Cinema Robert Downey Jr. deixa para trás passado de drogas e super-heróis e conquista o Oscar pela primeira vez

Compartilhe esta notícia:

Após vitórias no Globo de Ouro, no Critics Choice, no Bafta e no SAG Awards, Robert Downey Jr. conquistou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo trabalho como Lewis Strauss em “Oppenheimer”, drama de Christopher Nolan. Ele, que foi aplaudido de pé pela plateia no Dolby Theatre, recebeu a estatueta das mãos dos ex-vencedores do prêmio Ke Huy Quan, Sam Rockwell, Tim Robbins, Christoph Waltz e Mahershala Ali.

De fato, em seu discurso ao receber o prêmio Downey Jr., afirmou que precisava do papel e que era um homem diferente após “Oppenheimer”. Antes mesmo de conquistar a estatueta, o ator já havia dado entrevistas no sentido de que o longa teria ajudado a “restaurar sua credibilidade”. Nas últimas duas décadas, Downey Jr. tem sido visto na indústria como um de seus maiores astros, sendo responsável direto pelo sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel, onde interpretou Tony Stark/Homem de Ferro.

O sucesso rendeu inúmeros fenômenos de bilheteria, salários astronômicos e uma legião de fãs, mas também colocou o astro em um lugar de menos prestígio com a crítica. No início de sua carreira, Downey Jr. era visto como um dos atores mais promissores de Hollywood, o que se confirmou com sua indicação ao Oscar por “Chaplin”, em 1993.

Mas nem tudo foi fácil para o astro, que possui um longo histórico de luta contra a dependência química e o alcoolismo. À época, o ator tinha 27 anos e vivia em meio a notícias sobre o abuso de álcool e drogas, chegando a ser preso em duas oportunidades, em 1996 e 1999, após policiais encontrarem drogas e uma arma em seu carro. O ator fala abertamente sobre sua dependência e estaria sóbrio desde 2003.

Downey Jr. perdeu o Oscar 1993 para Al Pacino, premiado por “Perfume de mulher”. Recentemente, ele comemorou a derrota, afirmando que era “louco demais” e que uma vitória provavelmente acabaria com sua vida. O astro voltaria a ser indicado em 2009, por “Trovão tropical”, quando acabou derrotado por Heath Ledger, que recebeu um Oscar póstumo por “Batman: O cavaleiro das trevas”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Foto de Kate Middleton com filhos após cirurgia é retirada de bancos de imagens por agências; elas alegam possível manipulação
Oscar 2024: Da’Vine Joy Randolph vence como Melhor Atriz Coadjuvante por “Os Rejeitados”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde