Sábado, 24 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 24 de maio de 2025
Estações elétricas
A deputada estadual Kelly Moraes (PL) apresentou na Assembleia gaúcha um projeto de lei que obriga concessionárias de rodovias no RS a implantar estações de recarga para veículos elétricos. A proposta determina que cada posto de atendimento ao usuário tenha ao menos um ponto de recarga rápida, com conectores compatíveis com diferentes marcas. Segundo a parlamentar, o objetivo é modernizar a infraestrutura viária do estado, promover a mobilidade sustentável e ampliar a rede de recarga fora dos grandes centros urbanos. O projeto prevê também gratuidade do serviço nas novas concessões e estabelece diretrizes de padronização, acessibilidade e proteção de dados. “A medida também é estratégica para atrair investimentos, estimular a inovação, impulsionar o setor automotivo sustentável e fomentar a economia verde, posicionando o RS como um estado comprometido com o futuro, a sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos”, destaca Kelly.
IA no RS
Visando posicionar o RS como polo estratégico de inovação tecnológica, o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) está articulando no Parlamento gaúcho a criação da Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial. O parlamentar sugere, através da iniciativa, a definição de diretrizes para a promoção da IA em diferentes setores, como educação, saúde e setor produtivo, além da busca por maior eficiência e transparência na administração pública e o incentivo a práticas sustentáveis, especialmente no setor agropecuário. Dentre as inovações propostas, Victorino defende o avanço do “Sandbox Permanente de IA”, ambiente controlado de experimentação que busca reduzir a burocracia por meio de soluções tecnológicas nas áreas sociais, econômicas e ambientais.
Atenção ao ProAgro
Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do RS, o deputado Zé Nunes (PT) liderou nesta semana uma comitiva de parlamentares gaúchos em uma série de agendas junto a diferentes órgãos do governo federal em Brasília. O roteiro, que passou pelos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Planejamento e da Fazenda, além do Banco Central, contou com a apresentação de um documento com propostas elaboradas em conjunto com diferentes entidades, com foco especial na alteração das diretrizes mais recentes do ProAgro. Os deputados gaúchos solicitaram apoio de Brasília para o amparo aos agricultores familiares em casos de perdas por fatores climáticos ou de mercado, principalmente na redução de burocracias para o acesso ao crédito rural. “As propostas que apresentamos são fundamentais para recuperar a efetividade do Proagro como instrumento de segurança e proteção para quem produz alimentos no país. O programa funciona como uma espécie de seguro, e sem ele, muitos agricultores não conseguem acessar financiamento”, destacou Zé Nunes.
Órfãos do feminicídio
O vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) desarquivou na Câmara de Porto Alegre o projeto da correligionária e atual deputada estadual Bruna Rodrigues que institui um programa municipal de apoio social e psicológico a crianças e adolescentes que se tornaram órfãos devido à perda de mães ou responsáveis vítimas de feminicídio. A matéria, em tramitação na Casa, propõe a implementação da iniciativa por meio de doações e incentivos fiscais, que serão direcionados para promover a proteção social e o apoio psicológico a seus beneficiários. A retomada da discussão do texto surge em reação ao aumento do número de casos de violência doméstica e feminicídios nos últimos anos no RS. “Com essa terrível situação de violência contra a mulher, surge outro grave problema, que são as crianças e adolescentes que acabam órfãos pela morte da mãe e o possível afastamento do pai ou responsável em virtude do cometimento do crime”, explica Giovani.
CRVAs em pauta
O deputado estadual Professor Bonatto (PSDB) recebeu nesta semana, no Parlamento gaúcho, representantes dos despachantes documentalistas, registradores e Centros de Registro de Veículos Automotores do RS. Na busca de apoio parlamentar para a modernização dos serviços e a valorização profissional das categorias, o grupo se comprometeu a encaminhar à Casa propostas que contribuam com a desburocratização e o fortalecimento institucional do setor. Disposto a contribuir com os profissionais, Bonatto sinalizou que aguarda o envio das medidas para analisar sua viabilidade dentro dos parâmetros legais e legislativos e dar os devidos encaminhamentos. “Estar atento às demandas de instituições que desempenham funções essenciais para os gaúchos também é nossa responsabilidade”, destaca o deputado.
@obrunolaux
No Ar: Pampa Na Madrugada