Domingo, 05 de Maio de 2024

Home Literatura Romances de Agatha Christie têm trechos “potencialmente ofensivos” removidos de novas edições

Compartilhe esta notícia:

Vários romances da escritora britânica Agatha Christie (1890-1976) tiveram trechos “potencialmente ofensivos” cortados ou alterados em novas edições da Harper Collins. Segundo o jornal The Telegraph, os mistérios envolvendo os personagens Hercules Poirot e Miss Marple, escritos entre 1920 e 1976, passaram por uma revisão da editora, que mira em novas gerações de leitores.

Há, por exemplo, mudanças em trechos que faziam referências a etnias, como descrições de personagens negros, judeus ou ciganos. A palavra “nativos”, por exemplo, foi substituída por “local”, e também houve um cuidado redobrado no uso da palavra “oriental”.

Na nova edição do romance “Mistério no Caribe”, de 1964, uma reflexão de Miss Marple de que um funcionário do hotel tem “dentes brancos tão adoráveis” foi removida, segundo o jornal. Não é a primeira vez que um livro de Christie é modificado. Até 1977, o romance “And then there were none”, de 1939, era publicado com um título que incluía um termo racista.

As alterações no livro de Agatha Christie seguem um esforço das editoras para manter autores antigos relevantes para novos leitores. Livros de Roald Dahl e Ian Fleming também já passaram por revisões e tiveram trechos referentes a gênero e raça modificados.

Guinnes

Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, uma vez que suas obras, juntas, venderam cerca de quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI, cujos números totais só ficam atrás das obras vendidas do dramaturgo e poeta William Shakespeare e da Bíblia. Segundo a organização Index Translationum, as obras de Agatha Christie já foram traduzidas, em levantamento recente, para mais de 100 idiomas em todo o mundo.

Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o título de Dama-Comendadora da Ordem do Império Britânico, uma honra que consiste no equivalente feminino ao sir. No total, escreveu mais de 100 livros. É constantemente referida por seus emblemáticos personagens, incluindo o detetive belga Hercule Poirot e a idosa detetive amadora Miss Marple.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

“Indiana Jones”: novo filme deve estrear no festival de Cannes, diz revista
Sempre conectado: evite esses quatro erros que sabotam a internet da sua casa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias