Sábado, 18 de Maio de 2024

Home em foco Cheia histórica em Porto Alegre: mais de 3 mil pessoas resgatadas e abrigadas

Compartilhe esta notícia:

A enchente histórica que atingiu Porto Alegre na sexta-feira (3) causou transtornos e exigiu ações emergenciais das autoridades. Com o avanço das águas do Guaíba e o aumento do número de famílias desabrigadas, a prefeitura da capital ampliou os locais de acolhimento, totalizando agora oito abrigos.

Nesse sábado (4), o nível do Guaíba chegou a 5,22 metros, ultrapassando em quase três metros a cota de alerta (2,50 metros) e representando um sério risco à população. Na sexta-feira, as equipes de resgate realizaram mais de mil salvamentos em áreas alagadas e de risco da cidade.

Diante da situação crítica, a prefeitura de Porto Alegre ampliou o número de abrigos para atender às famílias desabrigadas. Na noite desse sábado, 3.561 pessoas foram acolhidas em 13 abrigos emergenciais. O Teatro Renascença permanece como centro de triagem para acolhimento temporário. Todas as pessoas que precisarem devem se dirigir à Av. Érico Veríssimo, 307.

Os pontos de recebimento de doações do Depósito da Defesa Civil Municipal (Rua La Plata, 693) e da Amrigs (Av. Ipiranga, 5311) foram temporariamente desativados na noite de sábado, devido ao alto volume de donativos recebidos.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 76 ocorrências em aberto relacionadas à chuva, sendo 53 com bloqueio total de via por acúmulo de água, 10 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total e 2 semáforos fora de operação.

O acesso de entrada e saída da Capital é pela zona leste, através da RS-118, RS-040 e Av. Bento Gonçalves. A população deve evitar dirigir-se em direção à Assis Brasil e à saída pela BR-116, assim como pela Castelo Branco, que estão bloqueadas.

Ações emergenciais

A sala de situação do Ceic-POA permanece monitorando o impacto da situação nos serviços municipais. A Defesa Civil Municipal segue mobilizada em ações de remoção e resgate nas áreas mais próximas ao Guaíba. Emergências devem ser comunicadas pelo número 199.

Nível do Guaíba

O nível do Guaíba segue alto, a 5,22 metros, acima da cota de inundação (quase 3 metros). A situação ainda é crítica e exige atenção da população.

Recomendações

A prefeitura de Porto Alegre orienta a população que evite áreas alagadas e de risco, além de acompanhar as atualizações das autoridades. Em caso de emergência, ligue para o 199.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Inmet emite alerta de perigo para região Sul do Brasil
Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 37 milhões
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa