Sábado, 27 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de setembro de 2025
Gracyanne Barbosa, de 42 anos de idade, vai precisar passar por uma cirurgia no joelho após romper o tendão durante apresentação do ritmo lambada, no quadro Dança dos Famosos, do Domingão com Huck.
A musa fitness sofreu a lesão nessa quinta-feira (25) e a informação foi anunciada em primeira mão pelo colunista Lucas Pasin, do Metrópoles, nesta sexta-feira (26). Mais tarde, Gracy confirmou a lesão à Quem. “Machuquei, sim. Rompi o tendão”, disse a influenciadora.
O médico ortopedista Rodrigo Schröder, que explicou como pacientes com o mesmo tipo de lesão devem seguir o tratamento. “A recuperação exige imobilização inicial, fisioterapia progressiva e, em alguns casos, cirurgia para reparar o tendão. O processo é lento, porque o tendão tem irrigação sanguínea limitada, o que dificulta a cicatrização”, destaca.
A recuperação da lesão depende de sua gravidade. “Pode variar de 3 a 6 meses em lesões parciais, e até 9 a 12 meses em rompimentos completos que necessitam de cirurgia. O retorno à performance plena exige reabilitação gradual, fortalecimento e readaptação ao movimento”, explica o profissional.
Gracyanne contou que, por conta da rotina da competição, perdeu peso e massa magra nas últimas semanas, e isso pode ter influenciado na lesão. “A massa muscular funciona como um ‘amortecedor’ que protege os tendões. Quando há perda significativa de músculo, especialmente em um emagrecimento rápido, os tendões ficam mais sobrecarregados, menos estabilizados e mais suscetíveis a rupturas”, destaca o especialista.
Ele ainda aponta que outros fatos podem contribuir para a ruptura dos tendões. “Além disso, alterações hormonais e nutricionais durante esse processo também podem comprometer a qualidade do tecido conjuntivo”, completa.