Domingo, 28 de Abril de 2024

Home Ciência Satélite de 2 toneladas fora de controle vai entrar na atmosfera

Compartilhe esta notícia:

Um satélite europeu pioneiro na década de 1990 com cerca de 2,3 toneladas está prestes a reentrar de forma não controlada na atmosfera terrestre. Mas isso não é motivo para alarde.

O chamado ERS-2, lançado há quase 30 anos como o mais sofisticado objeto de observação da Terra desenvolvido e lançado pela Europa na época, está previsto para se fragmentar durante o processo, com a maioria das suas partes esperadas para queimar na reentrada, informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

Mesmo assim, como a volta ao nosso planeta do satélite que operou até 2011 será “natural” (objetos com massas do tipo reentram na atmosfera da Terra a cada uma ou duas semanas), a agência não pode prever com exatidão quando e onde especificamente o satélite entrará na atmosfera da Terra.

O que se sabe, segundo uma previsão da ESA (que inclusive pode mudar) desta última segunda (19) é que sua reentrada deve ocorrer perto das 12h da próxima quarta-feira (21), no horário de Brasília.

Ainda segundo a ESA, é possível que alguns fragmentos do satélite alcancem a superfície terrestre, onde é provável que caiam no oceano. No entanto, é importante ressaltar que nenhum desses fragmentos conterá substâncias tóxicas ou radioativas.

“Os riscos associados às reentradas de satélites são muito baixos”, acrescentou a agência.

Lixo

O acúmulo de lixo orbital ao redor da Terra é um desafio global, já que toda essa sujeira consiste em milhões de detritos resultantes de décadas de exploração espacial, orbitando nosso planeta a velocidades incríveis.

No entanto, esse lixo não representa um perigo tão grande para nós terráqueos porque maior parte desse lixo consiste em fragmentos extremamente pequenos, incluindo restos microscópicos de tintas e pequenas peças de foguetes ou equipamentos perdidos por astronautas.

Por outro lado, objetos maiores, como o ERS-2, existem e são rastreados de perto. O Departamento de Defesa dos EUA, por exemplo, monitora mais de 27 mil peças.

Além disso, quanto maior a altitude, mais tempo o lixo espacial permanece distante da superfície terrestre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Mega-Sena pode pagar R$ 87 milhões nesta terça-feira
Morre Andreas Brehme, autor do gol da Alemanha na final da Copa do Mundo de 1990 contra a Argentina
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde