Quinta-feira, 29 de Maio de 2025

Home Bruno Laux Secretários municipais do RS vão a Brasília em busca de soluções e recursos para a Saúde

Compartilhe esta notícia:

Solicitações ao DF

Sob a liderança do deputado estadual Issur Koch (PP), uma comitiva de secretários municipais da Saúde do RS segue nesta semana em missão institucional em Brasília. O roteiro, iniciado nesta terça-feira, inclui agendas com o Ministério da Saúde, Congresso Nacional e outros órgãos federais, na busca de soluções e recursos para fortalecer o atendimento em saúde na região do Vale Germânico. Participam da missão representantes dos municípios de Ivoti, Presidente Lucena, Lindolfo Collor, São José do Hortêncio, Dois Irmãos, Estância Velha e Picada Café.

Enfrentamento à crise

O deputado Airton Artus (PDT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira para apresentar propostas de enfrentamento à crise na saúde pública que atinge o RS. Como ações iniciais, o parlamentar sugere a instalação de hospitais de campanha na Região Metropolitana, além da ampliação dos convênios com clínicas de imagem e o reforço nos convênios com laboratórios. Para o médio prazo, Artus solicitou a efetivação do Programa Pró-Hospitais, já sancionado, mas que ainda não avançou. Por fim, para o longo prazo, o deputado propõe a mudança do atual modelo de saúde, que é majoritariamente curativo, para um sistema preventivo. “O modelo curativo custa caro e muitas vezes não consegue suprir a demanda. Precisamos investir em prevenção para garantir mais saúde e menos doença”, pontua o parlamentar.

Deputado emérito

O Parlamento gaúcho aprovou nesta terça-feira o Requerimento de Distinção que concede o título de “Deputado Emérito” ao ex-parlamentar Adilson Troca (PSDB). Mobilizada pela Mesa Diretora da Casa, a designação visa reconhecer a trajetória de pioneirismo, dedicação e comprometimento do homenageado com os serviços públicos. Natural de Rio Grande, Adilson é autor de 26 leis estaduais, dentre as quais destacam-se a certificação de produtos agrícolas, o passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, o parcelamento do IPVA em atraso, medidas de prevenção ao HIV e combate às drogas nas escolas, além da gratuidade do teste do pezinho e da política de desenvolvimento sustentável da pesca. Ex-presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, o tucano também contribuiu com avanços significativos nos índices de transplantes no RS.

Capacidade de atendimento

A Justiça atendeu a pedido do Ministério Público do RS e determinou, nesta terça-feira (27), que o Município de Canoas comprove, em até dois dias, a regularização das escalas de médicos no Hospital de Pronto Socorro (HPSC), assegurando cobertura por turno e por especialidade. A decisão também exige o fornecimento adequado de insumos, medicamentos e equipamentos necessários aos atendimentos. Em despacho anterior, no dia 23, a Justiça já havia fixado prazos para que o município informe sobre novos leitos para casos de síndrome respiratória aguda grave e a conclusão das obras na sede original do hospital. A ação é movida pelo promotor Márcio Emílio Lemes Bressani, que acompanha a situação do HPSC.

Dívidas estaduais

Ex-presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) defendeu nesta terça-feira o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), como alternativa ao regime de recuperação fiscal. Destacando o débito de mais de R$165 bilhões de Minas Gerais, o parlamentar detalhou a gravidade da dívida pública relacionada ao estado, que, ao lado de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, concentra mais de 90% das dívidas estaduais com a União. Para Pacheco, a prioridade na discussão do tema deve ser a construção de soluções e não a busca por culpados. “Eu prefiro estar na lógica de que todos nós somos responsáveis pela solução. Seria muito ruim, depois de tudo que nós fizemos, depois de concebermos uma lei federal e instituirmos o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas, morrermos na praia sem uma solução efetiva”, destacou o senador.

@obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Petistas querem Mercadante no lugar de Haddad
Sempre leve a gravata!
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias