Quarta-feira, 18 de Maio de 2022

Home Política Supremo rejeita recurso para desbloquear bens do ex-ministro Antonio Palocci

Compartilhe esta notícia:

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta segunda-feira (7) um pedido apresentado pelo ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci para que seus bens fossem desbloqueados no âmbito das ações penais oriundas da Operação Lava-Jato.

O ex-petista buscava a extensão uma decisão do Supremo que foi dada para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve todas as condenações que recebeu em Curitiba anuladas pelo STF. Palocci dizia que era réu, em alguns casos, ao lado de Lula e, por esse motivo, sua defesa entendia pela aceitabilidade de um entendimento semelhante.

Em sua decisão, Lewandowski diz que “para o aproveitamento de decisões proferidas com relação a terceiros [no caso, de Lula], é preciso, primeiro, que tenha havido concurso de agentes [ou seja, que as pessoas tenham agido juntas] e, depois, que a eventual extensão da decisum [decisão] que beneficia um dos réus não esteja ancorada em motivos de caráter exclusivamente pessoal”.

O ministro afirma ainda que “no caso em exame, busca-se a extensão dos efeitos da decisão na qual a Segunda Turma determinou, quanto ao reclamante Luiz Inácio Lula da Silva, o pronto levantamento das constrições [bloqueios] patrimoniais”.

“Apesar de o peticionante [Palocci] ter figurado como réu na mesma Ação Penal movida contra o reclamante [Lula], não constato a necessária identidade no concernente às relações processuais acessórias, mais precisamente nos feitos cautelares, nos quais, alegadamente, teria havido a constrição [bloqueio] dos bens do peticionante””, acrescentou Lewandowski.

Por fim, o ministro destacou que “nada impede, por óbvio, que o peticionante renove a sua pretensão perante as autoridades judiciárias competentes, utilizando-se, para tanto, das ações e recursos previstos na legislação em vigor”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Balança comercial tem superávit de 754,5 milhões de dólares na primeira semana de fevereiro
Porto Alegre recebe doação para arborização e embelezamento do Centro Histórico
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa