Sábado, 15 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de novembro de 2025
O volante do Internacional, Thiago Maia, foi homenageado nesta sexta-feira (15) com o título de Cidadão de Porto Alegre, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. A honraria foi proposta pelo vereador Marcos Felipi (Cidadania) e se deve à atuação do camisa 29 durante as enchentes de maio de 2024, quando o jogador participou diretamente do resgate de pessoas ilhadas pelas águas.
Pelo mesmo motivo, o atleta também recebeu, no final do ano passado, o Prêmio Fair Play da Fifa, concedido a gestos de solidariedade e espírito esportivo.
Natural de Roraima, Thiago Maia, avaliado em cerca de R$ 20 milhões, enfrentou as águas da inundação para ajudar no salvamento de porto-alegrenses. Uma das imagens mais marcantes foi a do jogador carregando nas costas dona Evair Gomes, 72 anos, torcedora colorada, com a água na altura do peito. A cena gerou uma relação de amizade entre os dois, que se encontraram posteriormente e até compartilharam um almoço.
Thiago Maia quase deixou o clube no início de 2025, após uma negociação frustrada com o Santos. Recuperou a titularidade e soma 76 jogos com a camisa vermelha, com quatro gols e seis assistências. Nesse período, além da ajuda aos atingidos pela enchente, conquistou o título do Campeonato Gaúcho 2025.
Em dezembro, o volante foi recebido no Centro de Treinamento do Monte Roraima, clube fundado como a primeira SAF do futebol roraimense. Durante palestra para jovens atletas do sub-20, revelou que quase desistiu da carreira após a tragédia ambiental no Rio Grande do Sul:
“Recentemente, teve a tragédia no Rio Grande do Sul e após as enchentes eu quis desistir, mas tive apoio dos meus pais e do meu clube, o Internacional, que me deu todo apoio psicológico”, contou.
Thiago Maia, que transformou dor em solidariedade, agora carrega não apenas o reconhecimento esportivo, mas também o título simbólico de cidadão porto-alegrense, uma marca de gratidão da cidade que ele ajudou em seu momento mais difícil.