Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

Home Viagem e Turismo Trem de luxo na Itália vai oferecer viagem entre Roma e Sicília por até 25 mil euros cada noite; veja como vai ser

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No mais novo serviço ferroviário da Itália, a partir de 2024, trens de luxo partirão de Roma e seguirão pela região da Sicília em uma viagem de uma a três noites por um preço inicial de € 6 mil (R$ 32 mil) para duas pessoas. A rota será composta por cidades como Palermo, Veneza e Portofino. As cabines mais exclusivas vão custar ao menos € 25 mil por noite (cerca de R$ 133, 7 mil).

“É como um cruzeiro de luxo, mas sobre trilhos”, disse Paolo Barletta, CEO do grupo de viagens de luxo Arsenale SpA. “O trem é um meio de transporte que é uma paixão de muitos, além de ser romântico e ter um charme especial.”

O serviço — afiliado à marca Orient Express — nasce de duas tendências principais: a retomada das viagens no pós-pandemia e o interesse renovado nos trens em conexão com a crise climática. Depois de um período confinadas sob locdown, as pessoas estão na estrada novamente. Isso vale especialmente para os ricos, que querem sair, mas com estilo e com menos culpa.

Itália em alta

A Itália é um destino procurado por sua comida, cultura e história. Em 2022, foram mais de 3 milhões de visitantes ricos. Esse público gastou em média US$ 4 mil cada (cerca de R$19 mil), de acordo com o conselho de turismo ENIT. A expectativa é que a receita de viajantes internacionais de alto padrão cresça 31% entre 2020 e 2024.

“Os turistas de luxo estão procurando algo diferente, já que os cruzeiros estão lá, fizeram isso”, disse Dina Ravera, fundadora e presidente da operadora de turismo de luxo Destination Italia SpA. “Viagens lentas e sustentáveis em rotas alternativas e estradas panorâmicas em toda a Itália estão em alta demanda por turistas de alto padrão.”

O segmento de luxo não é afetado pela pressão inflacionária e pela preocupação econômica que atinge a maioria dos consumidores. Uma pesquisa da empresa de pagamentos Flywire Corp. descobriu que 83% dos viajantes de alto padrão planejam gastar mais em 2023 do que em 2022.

Trens de luxo

Para aproveitar a demanda, a Arsenale está investindo € 240 milhões (R$ 1,2 bi) para iniciar o serviço, incluindo a conversão de trens antigos da operadora nacional Trenitalia em transporte de luxo. As comodidades incluem refeições requintadas em mesas e suítes com acabamento em latão com painéis de madeira e salas de estar.

Os interiores são inspirados no design italiano do século XX, combinando tons suaves de laranja, terracota e roxo. As cabines deluxe contarão com piso revestido de carpete e ripas de madeira no teto, bem como banheiros privativos. As suítes serão equipadas com sofá, mesa e duas poltronas para apreciar a paisagem.

Dentro das paredes de laca brilhante do carro de jantar, serão servidos aperitivos italianos e vinhos locais, além de iguarias como ouriço-do-mar e trufas. Durante os jantares noturnos do Le Grand Soir, um fotógrafo levará Polaroids vintage para os convidados. Até 62 passageiros poderão viajar nos trens de 12 vagões.

As rotas, às vezes, usarão trilhas secundárias perto das montanhas e do mar. Os viajantes poderão entrar e sair para eventos, como visitas noturnas à Basílica de São Marcos em Veneza ou apresentações na Ópera La Scala de Milão. Também haverá opções para se hospedar nos hotéis Orient Express, de propriedade da Arsenale, em Roma e Veneza, que também devem abrir em 2024.

Expansão 

Os dois primeiros trens começarão a operar embarcando de Roma para o norte e sul da Itália, juntamente com passeios pela Sicília. A previsão é que mais quatro comecem a levar passageiros da elite em 2025, acrescentando rotas por todo o país.

Há planos para estender o serviço à Península Arábica depois que a Arsenale assinou acordos com a Etihad Rail e a Saudi Arabia Railways para desenvolver projetos semelhantes nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita.

As pré-inscrições para as primeiras viagens do La Dolce Vita já estão abertas, e um número suficiente de pessoas pagou depósitos de € 500 (R$ 2.674) para ocupar todas as vagas disponíveis para 2024, se passageiros e rotas puderem ser combinados, de acordo com Barletta, que fundou a Arsenale em 2020 em parceria com a Annabel Holding, empresa do bilionário Nicola Bulgari. As reservas oficiais começam depois deste verão.

A maioria dos clientes provavelmente virá dos EUA, Europa e Oriente Médio, além dos viajantes italiano, disse Barletta, acrescentando que a Ásia está ficando para trás.

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