Domingo, 21 de Abril de 2024

Home Eleições 22 Tribunal de Contas da União questiona Ministério da Defesa sobre checagem de urnas

Compartilhe esta notícia:

Tribunal de Contas da União (TCU) enviou um ofício ao Ministério da Defesa indagando sobre a checagem de urnas que a pasta pretende realizar. No documento, o órgão de fiscalização chega a questionar o que os militares farão com os dados e quais são os critérios técnicos utilizados.

O Ministério da Defesa vai fazer a checagem por amostragem por meio do boletim de urnas em cerca de 400 das 500 mil urnas que serão utilizadas nas eleições deste ano. O TCU quer saber como e por que será feita essa seleção e espécie de recontagem. A pasta tem cinco dias para responder.

No texto, o TCU faz perguntas como “qual o critério amostral utilizado; qual a fundamentação para a escolha do critério amostral; qual o nível de confiança, a margem de erro e a variância amostral considerados”.

Há ainda questionamentos sobre o motivo da checagem e como os militares pretendem evitar conclusões precipitadas caso seus resultados sejam divergentes dos oficiais, que serão apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 22

Justiça confirma uso facultativo de simuladores em autoescolas do Rio Grande do Sul
Morte do secretário Eliseu Santos: começa em Porto Alegre o julgamento de mais um acusado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias