Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 26 de fevereiro de 2022
Tropas russas destruíram uma barragem de concreto construída na região de Kherson, na Ucrânia, em 2014, para cortar a água para a Crimeia, disse neste sábado a agência de notícias RIA, citando o governador da Crimeia, Sergei Aksyonov, região anexada à Rússia.
A Ucrânia cortou o abastecimento de água doce para a Crimeia ao represar um canal que abastecia 85% das necessidades da península antes de Moscou anexar a Crimeia em 2014.
O canal da era soviética foi construído para levar a água do rio Dnieper para áreas áridas da região de Kherson, na Ucrânia, e da Crimeia.
A Rússia estabeleceu linhas de ataques em três grandes cidades ucranianas: Kiev, Carcóvia e Kherson, segundo o “New York Times”. Tropas ucranianas lutam para resistir aos russos nesses três locais.
O jornal cita o site Ukrainska Pravda, que diz que houve combate a cerca de 360 metros da praça de Maican, no centro de Kiev.
Houve confronto nas ruas, e foi possível ouvir explosões e tiros pela cidade. O metrô de Kiev parou de funcionar, e as estações, agora, são somente abrigos antiaéreos, disse o prefeito Vitali Klitschko no Twitter.
Segundo o prefeito, há dezenas de feridos por causa das lutas que ocorrem durante a noite. Ele afirmou que 35 pessoas, incluindo duas crianças, foram feridas —não está claro se ele se refere apenas a civis.
Klitschko também disse que a presença militar russa em Kiev não é muito significativa, mas ele afirmou que há grupos sabotadores ativos.
Ataque hacker
O grupo Anonymous disse ter feito um ataque hacker contra as emissoras de televisão estatais da Rússia. “Canais de TV estatais russos foram hackeados e estão transmitindo a realidade do que está acontecendo na #Ucrânia”, postou o grupo em uma rede social.
G7
O Japão informou que o G7 – grupo também composto por Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos – deve voltar a discutir neste domingo (27) a situação da Ucrânia.
O debate vai tratar se os países decidem por novas sanções contra o governo da Rússia.
Neste sábado, Europa, EUA e Canadá anunciaram que devem banir alguns bancos russos do sistema Swift.
Novos ataques
A Rússia iniciou na noite de sábado (horário de Brasília) um bombardeio nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia. Imagens de emissoras locais mostram uma grande destruição.
Alemanha
O Ministério dos Transportes da Alemanha disse que está se preparando para fechar o espaço aéreo do país para aviões russos, disse um comunicado do Ministério postado no Twitter.
“O ministro [dos Transportes] [Volker Wissing] apoia o bloqueio do espaço aéreo alemão para aeronaves russas e ordenou que tudo esteja preparado para isso”, disse a postagem.