Segunda-feira, 12 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de maio de 2025
O governo Trump planeja aceitar um luxuoso avião Boeing 747-8 como doação da família real do Catar, que será modernizado para servir como Air Force One, possivelmente o maior presente estrangeiro já recebido pelo governo dos EUA. A informação foi dada por uma autoridade sênior com conhecimento direto do assunto.
O avião será então doado à biblioteca presidencial do presidente Trump quando ele deixar o cargo, disse a autoridade, permitindo que ele continue a usá-lo como cidadão comum.
O plano levanta questões éticas substanciais, dado o imenso valor do avião luxuosamente equipado e o fato de que Trump planeja usá-lo após deixar o cargo. Vendido novo, um Boeing 747-800 comercial custa cerca de US$ 400 milhões.
O avião particular de Trump, conhecido como “Trump Force One”, é um jato 757 mais antigo que voou pela primeira vez no início da década de 1990 e foi usado pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen. O republicano comprou o exemplar em 2011. Se o presidente continuasse a usar o jato do Catar depois de deixar o cargo, ele seria um avião substancialmente mais novo para seu próprio uso.
O plano — noticiado anteriormente pela ABC News — deve ser anunciado nos próximos dias, quando Trump fizer a primeira viagem internacional prolongada de sua presidência a três países do Oriente Médio, incluindo o Catar. A medida atenderá ao desejo do presidente de ter um novo Air Force One, após repetidos atrasos envolvendo um contrato do governo com a Boeing para dois novos jatos para esse fim.
Trump visitou o 747 de propriedade do Catar, com pouco mais de uma década de uso, enquanto estava estacionado no Aeroporto Internacional de Palm Beach em fevereiro. O New York Times noticiou na época que o jato estava sendo considerado como um possível novo Air Force One.
A aeronave doada pelo Catar deverá ser modernizada por uma empreiteira militar chamada L3Harris, no Texas, e as obras poderão começar assim que o governo aprovar a forma como a aeronave será adquirida, afirmou a autoridade. A previsão é de que o equipamento militar esteja concluído até o final do ano, permitindo que Trump o utilize enquanto estiver no cargo.
Modelo atual
O avião Air Force One usado pela presidência americana atualmente é um modelo 747-200B, também da Boeing. Ele foi adaptado para permitir reabastecimento aéreo e maior alcance para viagens presidenciais.
A fabricante afirma que o avião é chamado de “Salão Oval Voador”, com 370 metros quadrados de área interna.
As principais diferenças entre o Air Force One e o Boeing 747 padrão incluem equipamentos de navegação, eletrônicos e comunicações de última geração. Também como diferenças está a configuração interna e mobiliário, carregador de bagagem independente.
Entre as acomodações, estão:
• Sala de conferências e jantar;
• Quartos para o presidente e a primeira-dama;
• Uma área de escritório para funcionários;
• Consultório que se transforma em unidade médica quando necessário;
• Áreas de trabalho e descanso para a equipe presidencial, representantes da mídia e equipes da Força Aérea;
• Duas cozinhas que podem fornecer 100 refeições de uma só vez.
Comparação
O modelo 747-8 é o maior modelo da série, de acordo com a fabricante Boeing. Para uso comercial, ele pode ser entre 400 e 500 assentos. O projeto foi lançado em 14 de novembro de 2005. O primeiro modelo para uso comercial (sem considerar para o uso exclusivo de transporte de carga) foi em fevereiro de 2012.
A fabricante afirma que o modelo 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais que acomodam 410 passageiros na configuração típica de três classes, além de poder transportar um volume de carga 15% maior.
O alcance máximo de um voo é de 14.310 km, podendo realizar voos sem necessidade de escalas entre, por exemplo, Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai ou Londres e Cingapura.
No caso do uso pelo presidente americano, a aeronave deve passar por uma reforma para acomodar necessidades do presidente como escritórios e quartos.
Outras características incluem maior economia de combustível (embora a Boeing não informe o quanto, apenas que é uma “melhoria de dois dígitos) e os motores fazem 30% menos barulho do que em modelos similares.
A fabricante afirma que o modelo 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais que acomodam 410 passageiros na configuração típica de três classes, além de poder transportar um volume de carga 15% maior.
O alcance máximo de um voo é de 14.310 km, podendo realizar voos sem necessidade de escalas entre, por exemplo, Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai ou Londres e Cingapura.
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