Segunda-feira, 12 de Maio de 2025

Home em foco Trump cogita aceitar Boeing de luxo do Catar para ser usado como avião presidencial

Compartilhe esta notícia:

O governo Trump planeja aceitar um luxuoso avião Boeing 747-8 como doação da família real do Catar, que será modernizado para servir como Air Force One, possivelmente o maior presente estrangeiro já recebido pelo governo dos EUA. A informação foi dada por uma autoridade sênior com conhecimento direto do assunto.

O avião será então doado à biblioteca presidencial do presidente Trump quando ele deixar o cargo, disse a autoridade, permitindo que ele continue a usá-lo como cidadão comum.

O plano levanta questões éticas substanciais, dado o imenso valor do avião luxuosamente equipado e o fato de que Trump planeja usá-lo após deixar o cargo. Vendido novo, um Boeing 747-800 comercial custa cerca de US$ 400 milhões.

O avião particular de Trump, conhecido como “Trump Force One”, é um jato 757 mais antigo que voou pela primeira vez no início da década de 1990 e foi usado pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen. O republicano comprou o exemplar em 2011. Se o presidente continuasse a usar o jato do Catar depois de deixar o cargo, ele seria um avião substancialmente mais novo para seu próprio uso.

O plano — noticiado anteriormente pela ABC News — deve ser anunciado nos próximos dias, quando Trump fizer a primeira viagem internacional prolongada de sua presidência a três países do Oriente Médio, incluindo o Catar. A medida atenderá ao desejo do presidente de ter um novo Air Force One, após repetidos atrasos envolvendo um contrato do governo com a Boeing para dois novos jatos para esse fim.

Trump visitou o 747 de propriedade do Catar, com pouco mais de uma década de uso, enquanto estava estacionado no Aeroporto Internacional de Palm Beach em fevereiro. O New York Times noticiou na época que o jato estava sendo considerado como um possível novo Air Force One.

A aeronave doada pelo Catar deverá ser modernizada por uma empreiteira militar chamada L3Harris, no Texas, e as obras poderão começar assim que o governo aprovar a forma como a aeronave será adquirida, afirmou a autoridade. A previsão é de que o equipamento militar esteja concluído até o final do ano, permitindo que Trump o utilize enquanto estiver no cargo.

Modelo atual

O avião Air Force One usado pela presidência americana atualmente é um modelo 747-200B, também da Boeing. Ele foi adaptado para permitir reabastecimento aéreo e maior alcance para viagens presidenciais.

A fabricante afirma que o avião é chamado de “Salão Oval Voador”, com 370 metros quadrados de área interna.

As principais diferenças entre o Air Force One e o Boeing 747 padrão incluem equipamentos de navegação, eletrônicos e comunicações de última geração. Também como diferenças está a configuração interna e mobiliário, carregador de bagagem independente.

Entre as acomodações, estão:

• Sala de conferências e jantar;
• Quartos para o presidente e a primeira-dama;
• Uma área de escritório para funcionários;
• Consultório que se transforma em unidade médica quando necessário;
• Áreas de trabalho e descanso para a equipe presidencial, representantes da mídia e equipes da Força Aérea;
• Duas cozinhas que podem fornecer 100 refeições de uma só vez.

Comparação

O modelo 747-8 é o maior modelo da série, de acordo com a fabricante Boeing. Para uso comercial, ele pode ser entre 400 e 500 assentos. O projeto foi lançado em 14 de novembro de 2005. O primeiro modelo para uso comercial (sem considerar para o uso exclusivo de transporte de carga) foi em fevereiro de 2012.

A fabricante afirma que o modelo 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais que acomodam 410 passageiros na configuração típica de três classes, além de poder transportar um volume de carga 15% maior.

O alcance máximo de um voo é de 14.310 km, podendo realizar voos sem necessidade de escalas entre, por exemplo, Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai ou Londres e Cingapura.

No caso do uso pelo presidente americano, a aeronave deve passar por uma reforma para acomodar necessidades do presidente como escritórios e quartos.

Outras características incluem maior economia de combustível (embora a Boeing não informe o quanto, apenas que é uma “melhoria de dois dígitos) e os motores fazem 30% menos barulho do que em modelos similares.

A fabricante afirma que o modelo 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais que acomodam 410 passageiros na configuração típica de três classes, além de poder transportar um volume de carga 15% maior.

O alcance máximo de um voo é de 14.310 km, podendo realizar voos sem necessidade de escalas entre, por exemplo, Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai ou Londres e Cingapura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Aulas do primeiro curso de graduação em inteligência artificial do País começam no próximo semestre
Entrevista de emprego com robô? Inteligência Artificial conduz processos seletivos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias