Sábado, 27 de Abril de 2024

Home Moda Übermodel: por que Gisele Bündchen é a única no posto

Compartilhe esta notícia:

A notícia de que Gisele Bündchen retornará às campanhas da Victoria’s Secrets causou comoção nas redes sociais. A modelo se aposentou das passarelas em 2015, encerrando um ciclo de sucesso que a fez chegar em um posto criado especialmente para ela: o de übermodel.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, além da übermodel, aparecem as tops Naomi Campbell, Candice Swanepoel e Hailey Bieber.

Gisele esteve na marca por sete anos, entre 1999 e 2006. A Victoria’s Secret ficou famosa por fazer shows grandiosos, em que suas modelos surgiam na passarela usando sutiãs milionários e asas como adereço, e por isso ganharam o apelido de “angels”. Além de Gisele, as brasileiras Alessandra Ambrosio, Adriana Lima, Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart também fizeram parte do time.

O que é übermodel?

De acordo com o designer de moda e pesquisador Marcelino Gomes, que publicou um artigo na revista Heterotópica, da Universidade Federal de Uberlândia, sobre a trajetória de sucesso da modelo, “über” é uma palavra alemã que, traduzida para o português, significa “acima”. Übermodel, portanto, linguísticamente, seria a maior de todas as modelos.

Para referir-se à Gisele e ao seu destaque na indústria da moda, a palavra teria sido usada pela primeira vez ainda na década de 1990, pela revista New York Magazine.

“É uma nomenclatura que não só descreve uma pessoa, mas que ajuda a construir uma subjetividade em torno dela. Gisele conseguiu estar acima das supermodelos, que já são outra categoria. Ela ocupa um lugar de importância que só poderia ser ocupado por ela mesma”, explica o pesquisador.

Posto

Gomes ainda elenca as principais motivações que alçaram Gisele Bündchen ao posto de übermodel.

“Gisele conquistou grandes feitos como modelo ainda muito jovem. Desfilava em grandes passarelas do mundo, trabalhava com fotógrafos importantes, apareceu em incontáveis capas de revista… As supermodelos dos anos 1980, como a Naomi Campbell e Linda Evangelista, já faziam enorme sucesso, mas quando Gisele surgiu na cena da moda, na década de 1990, ela conseguiu ir além. Quebrou barreiras”, diz.

Além das passarelas e da indústria da moda, Gisele transitou por outras esferas, como o cinema e as causas sociais. O que, segundo o pesquisador, ajudou também a consolidar a imagem da modelo como a primeira do ranking. “É uma personalidade da moda que transcendeu a noção de ser modelo.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Moda

Turistas no espaço: Virgin Galactic completa segundo voo comercial
Pressão baixa: saiba o que fazer quando ela cai e qual o perigo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa