Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Home Viagem e Turismo Um roteiro para iniciantes desbravarem Barcelona

Compartilhe esta notícia:

Barcelona é um destino único. É difícil comparar a segunda maior cidade da Espanha com qualquer outra metrópole. Sua arquitetura é moldada pelas curvas e cores do mestre do modernismo Antoni Gaudí, com suas casas que mais parecem esculturas, ao mesmo tempo em que convive harmoniosamente com ruelas sisudas e igrejas que remetem a cidades medievais. Nas ruas, a boemia dos bares, as praias badaladas e os muitos parques seduzem rapidamente quem chega. E como não se impressionar com a Sagrada Família? A exuberância da expressão máxima da genialidade de Gaudí faz você ter certeza de que está em uma cidade muito peculiar.

Há muito o que ver e fazer na cidade de 4,8 milhões de habitantes. Além do espanhol, as crianças aprendem nas escolas públicas a língua oficial da Catalunha, o catalão. O desejo de se tornar uma nação independente ainda é forte e até mesmo palpável: é comum ver bandeiras da Catalunha (com suas cores amarela, vermelha e azul) nas janelas e sacadas dos prédios de Barcelona. A cidade e seu povo têm personalidade forte, e isso se reflete na arquitetura, gastronomia e até mesmo na devoção pelo futebol do Barcelona, o time estrelado que tem casa na cidade, o lendário Camp Nou.

Há quem diga que quatro dias é o tempo mínimo para ter uma ideia geral da metrópole. A cidade tem um excelente sistema de transporte público, conta com um metrô eficiente que oferece mais 180 estações para você conseguir desbravar a cidade sem precisar de carro. Se gosta de andar a pé ou de bike, também vai encontrar diversas vias para pedestres e ciclovias, um alento para os turistas. Listamos 10 atrações imperdíveis para quem visita Barcelona pela primeira vez – e também conselhos do que não fazer na cidade. É um roteiro possível, que certamente vai deixar um gostinho de quero mais para você planejar uma segunda viagem.

Repleto de cores, o icônico parque é um dos expoentes da obra modernista de Gaudí. Foi construído entre 1900 e 1914, sob encomenda do empresário Eusebi Güell, que planejava fazer do local uma espécie de condomínio para aristocratas, e vendido para a Câmara Municipal da Barcelona em 1922, quando se tornou público. O próprio Gaudí morou por 20 anos em uma casa dentro no parque, que, sem dúvida alguma, é uma das atrações obrigatórias de Barcelona. Não à toa, o parque é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1984.

Sagrada Família

O monumento mais famoso de Barcelona é tão imponente que você vai conseguir avistá-lo de diversos pontos da cidade. O Templo Expiatório da Sagrada Família está em construção há mais de 100 anos e ainda não está pronto. A obra começou em 1882 e foi assumida por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos. O projeto é único e impressiona: não há linhas retas, somente curvas. E muitas cores: a igreja é clara, possui belíssimos vitrais e ecoa música. “A linha reta é do homem, a curva pertence a Deus”, dizia o arquiteto, em uma de suas citações famosas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

iPhone 14 Plus chega ao Brasil dia 28
O americano Hans Niemann pode ter trapaceado mais de 100 partidas online de xadrez, inclusive em eventos com premiação em dinheiro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde