Terça-feira, 28 de Maio de 2024

Home Saúde Vacina contra o câncer de pâncreas tem resultado promissor

Compartilhe esta notícia:

Uma vacina contra o câncer de pâncreas apresentou resultados promissores no tratamento da doença. A pesquisa, publicada na revista científica Nature, está em teste clínico de fase 1, desenhado para avaliar a segurança do composto.

O imunizante foi capaz de induzir a produção de células do sistema imune contra tumores em 50% dos voluntários que receberam a vacina, produzida pela BioNTech em parceria com a Pfizer. A plataforma utilizada é de RNA, a mesma de imunizantes contra a Covid-19.

O chefe de Oncologia do INCA Alexandre de Mendonça Palladino explicou a estratégia da vacina. Segundo ele, este tipo de imunoterapia estimula, como o nome diz, o sistema imunológico e, até aqui, não havia se mostrado eficaz contra o câncer de pâncreas – que é um dos mais letais.

“A vacina oferece proteínas para fazer com que o sistema imunológico identifique a doença como estranha e atue em cima das células do câncer”, disse.

Dentre os 16 pacientes avaliados, “metade deles conseguiram produzir atividade imunológica contra a doença, o que é um resultado melhor no sentido de recorrência, é bastante promissor.”

Mesmo assim, o oncologista destaca que o estudo ainda deverá demorar alguns anos para passar para a fase 2 e depois a fase 3.

“Talvez até 3 anos mais ou menos para ter incorporação no tratamento, mesmo assim é uma coisa promissora”, completou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Pesquisadores identificam planta na África que produz nova maconha
Em seis meses, homem “cresce” de 1,65m para 1,82m com cirurgias radicais nos EUA; entenda
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News