Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul Veja dicas do que fazer em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Passear a pé pelo Centro Histórico, assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba, passar uma tarde de fim de semana no Parque da Redenção ou almoçar em uma tradicional churrascaria são só algumas opções de o que fazer em Porto Alegre.

A programação cultural, boa gastronomia e atividades ao ar livre fazem da capital do Rio Grande do Sul um destino atraente para se passar um fim de semana, feriadão ou fazer uma escala demorada antes ou depois de seguir viagem para Gramado, Canela, Vale dos Vinhedos, e outros destinos perto de capital gaúcha.

Vale lembrar que Porto Alegre, apesar da variação de temperatura com as estações, é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, dependendo do que se deseja.

As temperaturas são amenas no outono e os dias ficam floridos na primavera. As tardes são extremamente quentes no verão, e os dias amanhecem com os termômetros marcando menos de 10°C no inverno – nesta época, apesar do frio, a cidade oferece diversas atividades culturais, como o festival internacional de teatro Porto Alegre em Cena.

Veja algumas dicas do que fazer na cidade:

* Conhecer o Centro Histórico

Localizado às margens do Lago Guaíba, o Centro Histórico reúne boa parte das principais atrações de Porto Alegre. Entre o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, estão a Praça da Alfândega onde se situam os museus Farol Santander e o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), além da famosa Rua da Praia, que concentra um grande número de lojas.

No Centro Histórico também está a Praça da Matriz, região onde estão prédios do governo estadual, como o Palácio Piratini e a Assembleia do Estado, além da Catedral Metropolitana e do Teatro São Pedro.

* Visitar o Mercado Público

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre segue sendo um dos principais centros de compras – principalmente de alimentos – de Porto Alegre. Vale a pena visitar o prédio histórico, que faz parte do Patrimônio Histórico da capital gaúcha e atentar-se principalmente às bancas que vendem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, diferentes tipos de erva-mate, charque e outras iguarias – quem sabe seja a oportunidade de voltar de viagem com lembrancinhas tipicamente gaúchas.

* Visitar a Casa de Cultura Mario Quintana

Um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), localizada no Centro Histórico, já foi um hotel. Desta época, o que sobrou foi o quarto do poeta gaúcho Mario Quintana, com seus pertences ainda postos sobre os móveis.

No último andar, os visitantes encontram ainda o Lola Bar, restaurante de tapas, de onde é possível admirar uma bela vista do Guaíba. E logo na entrada da CCMQ está uma das livrarias mais legais de Porto Alegre, a Taverna.

* Passear pela orla do Guaíba e assistir ao pôr do sol

Nos fins de semana, a avenida que costeia o lago Guaíba, a Beira-Rio, é fechada para carros e dá espaço a ciclistas, skatistas, pedestres e moradores em geral, que munidos de uma garrafa térmica e uma cuia de chimarrão, contemplam o sol desaparecer no horizonte.

Junto à orla do Guaíba, aproveite para conhecer o centro cultural Usina do Gasômetro (antiga usina termelétrica), localizada na região mais central.

Outro lugar que merece sua visita é o Cais Embarcadero, um espaço de entretenimento e gastronomia às margens do Guaíba.

* Domingo no Brique da Redenção

É nos fins de semana que os porto-alegrenses ocupam os parques e ruas da cidade. E entre os espaços públicos mais movimentados está o Parque Farroupilha, também chamado de Redenção.

Nos sábados de manhã, uma feira orgânica toma conta de uma das laterais do parque, na rua José Bonifácio. Aos domingos, é a vez do Brique da Redenção, a mais famosa feira de Porto Alegre, que reúne artesanato e antiguidades.

* Almoçar em uma churrascaria tradicional

Estando em Porto Alegre, nada mais coerente do que reservar um almoço para provar um autêntico churrasco gaúcho. A capital, como era de se esperar, é repleta de boas churrascarias. Tem para todos os estilos, gostos e bolsos! Nas mais turísticas, como a Cultura Gaúcha e a 35 CTG, o churrasco é servido em meio a atrações culturais diversas: que vão desde danças a shows surpreendentes com boleadeiras (antigas armas utilizadas para a caça no campo).

* Curtir a noite

As ruas da Cidade Baixa costumam ser lembrados como importantes pontos para curtir à noite em Porto Alegre. E são mesmo. Mas é verdade também que os bares e casas noturnas porto-alegrenses estão cada vez mais dispersos em várias regiões da cidade. Há importantes bares e casas de shows na região chamada Quarto Distrito, como o Agulha (uma espécie de segunda casa desta que vos escreve), o Fuga Bar, o Nosso Tap Room e o Grade Tap House.

No boêmio bairro Bom Fim, o movimento é grande na rua João Telles, onde estão vários bares, entre eles o tradicional Ocidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Na Conferência do Clima, Rio Grande do Sul assina adesão à iniciativa global para redução de emissões de metano
ONG Juntos pela Vida realiza missa de agradecimento à saúde em Novo Hamburgo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias