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Por Redação Rádio Pampa | 10 de julho de 2022
Os novos cartões bancários do Auxílio Brasil – em substituição aos antigos cartões do Bolsa Família, que seguem válidos – começaram a ser enviados pelos Correios aos beneficiários de todo o País no final do mês de junho, segundo o Ministério da Cidadania.
Os beneficiários não precisam fazer uma solicitação do cartão. Ele será distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Quem não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família.
Foram emitidos, em junho, 3,2 milhões de unidades do cartão com chip. Mas no total, 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem recebê-lo, à princípio.
Para a escolha dos primeiros beneficiários a receberem os cartões foram priorizados os municípios que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa.
O beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.
O objetivo do cartão bancário é, de acordo com o Ministério da Cidadania, modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h. Ainda de acordo com a Pasta, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.
Em junho, 18,15 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.
Veja perguntas e respostas sobre o novo cartão:
1) Para que serve o novo cartão do Auxílio Brasil?
O cartão bancário Auxílio Brasil é um cartão para quem recebe o benefício por meio de conta poupança social digital. Com ele, é possível:
— a realização de compras em estabelecimentos comerciais na função débito – o que favorece a utilização do benefício sem exigir o deslocamento das famílias para canais de pagamento;
— o saque total ou parcial do benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa e em bancos 24h.
2) É necessário solicitar o cartão bancário?
Não, o novo cartão do Auxílio Brasil não precisa ser solicitado. Ele será distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Quem não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família.
A entrega é feita pelos Correios ao endereço da família informado no Cadastro Único. O cartão é encaminhado juntamente com o porta-cartão, que contém informações importantes sobre os cartões, como:
— Funcionalidades do cartão;
— Como cadastrar a senha do cartão;
— Condicionalidades do programa;
— Calendário de pagamento do programa;
— Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa.
3) Que serviços bancários gratuitos o cartão oferece ao beneficiário?
O beneficiário que receba o Auxílio Brasil em conta poupança social digital e possua cartão bancário Auxílio Brasil tem acesso aos seguintes serviços bancários gratuitos:
— Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
— Até dois saques por mês em bancos 24h;
— Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
— Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
— Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
4) Todos os beneficiários do Auxílio Brasil irão receber o cartão?
Não. De acordo com o Ministério da Cidadania, a princípio serão emitidos cartões apenas para as famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.
5) Como o beneficiário pode acompanhar o envio do cartão bancário?
Os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou presencialmente nas agências da Caixa.
6) Como cadastrar a senha do cartão bancário Auxílio Brasil?
O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas e também através do aplicativo no Caixa Tem, acessando a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”. Veja aqui como acessar o Caixa Tem
7) Que informações estão presentes no cartão?
O cartão contém as seguintes informações na parte da frente:
— Identificação do Programa Auxílio Brasil;
— Número do cartão;
— NIS do Responsável Familiar (RF);
— Nome do RF;
— Validade do cartão;
— Número da conta.
Na parte de trás, constam os seguintes itens:
— Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
— Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
— Bandeira do Caixa Aqui;
— QR Code;
— Bandeira do banco 24Horas; e
— Bandeira da Elo ou Visa.
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