Sábado, 08 de Novembro de 2025

Home Bruno Laux Vereadora aciona MP para investigar intenção de compra de prédio da AEGEA pela Prefeitura de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Negociação suspeita

A vereadora Natasha Ferreira (PT) protocolou denúncia junto ao Ministério Público do RS solicitando investigação sobre a intenção da Prefeitura de Porto Alegre de adquirir, por R$19 milhões, um imóvel do grupo AEGEA para abrigar a nova sede da Procuradoria‑Geral do Município. Na representação, a parlamentar aponta possível conflito de interesses, gestão temerária e violação da moralidade administrativa, lembrando que a AEGEA participa do processo de desestatização do DMAE. Natasha também destaca que a empresa contratou o ex‑diretor‑geral do órgão municipal, Maurício Loss, um mês após sua saída, o que, segundo ela, afronta a quarentena prevista no Código de Ética Municipal. O pedido ao MP solicita requisição de informações à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e à AEGEA, instauração de Inquérito Civil e recomendação de suspensão imediata das negociações. A vereadora alerta para risco de prejuízo ao erário por possível sobrepreço e pede responsabilização dos agentes públicos caso se confirmem irregularidades.

Corredor bioceânico

O deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) acompanhou a comitiva gaúcha que participou, nesta semana, do Fórum Político, Econômico e Empresarial “Estado do Rio Grande do Sul em Atacama”, realizado em Copiapó, no Chile. Promovido pela União Parlamentar do Mercosul (UPM) e pela Fundación Minera de la Candelaria, o evento reuniu autoridades de Brasil, Argentina e Paraguai para debater avanços estratégicos e novas oportunidades no Corredor Bioceânico do Mercosul. Entre as pautas abordadas, estiveram temas relacionados à integração energética, projeção logística, turismo sustentável e cooperação empresarial, voltados à consolidação da região de Atacama como um eixo logístico e turístico estratégico para o Mercosu. Para Zucco, o corredor representa uma oportunidade histórica para o RS, com potencial de encurtar distâncias, reduzir custos logísticos e abrir novas rotas para os produtos gaúchos. “Acima de tudo, é sobre construir uma relação sólida de cooperação entre os países do Mercosul”, destaca o deputado.

Empresa solidária

Visando o reconhecimento e incentivo a empresas e estabelecimentos que realizam doações regulares de gêneros alimentícios e excedentes de alimentos a entidades assistenciais, o deputado estadual Luiz Marenco (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de criação do “Selo Empresa Solidária”. Se aprovada, a designação será concedida pela Secretaria Estadual de Assistência Social a negócios que comprovarem a doação regular de alimentos e o cumprimento das exigências legais e sanitárias previstas na legislação estadual e federal. A medida foi apresentada como um avanço direto da Lei derivada de um projeto de autoria do parlamentar que dispõe sobre a doação e reutilização de alimentos próprios para o consumo humano no RS. O texto aguarda distribuição nas comissões do Parlamento.

Saúde precária

Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia gaúcha, o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) manifestou preocupação diante das graves denúncias recebidas sobre a situação dos profissionais da saúde vinculados ao município de Viamão. Relatos apresentados ao colegiado apontam atrasos salariais, descumprimento de compromissos firmados pela Prefeitura e redução arbitrária dos valores pagos por hora trabalhada, além de demissões sumárias e até mesmo perseguições a profissionais que reivindicam seus direitos. Pretto encaminhou ofício ao Conselho Estadual de Saúde e ao Ministério do Trabalho solicitando que os órgãos avaliem a situação e adotem as medidas cabíveis para verificar as condições de trabalho dos profissionais. Para o deputado, o cenário relatado expõe uma “precarização crônica” das condições trabalhistas e da estrutura de atendimento à saúde, que exige imediata ação dos órgãos de controle e fiscalização.

ExpoFavela RS 2025

Com recorde de sete mil inscrições e 174 empreendedores selecionados, a ExpoFavela RS 2025 segue neste sábado na Fábrica Guayba, no Instituto Caldeira, reunindo palestras, workshops, oficinas e apresentações culturais. O evento, que atingiu a marca de 17 mil ingressos, tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas das periferias e conectar empreendedores comunitários a financiadores e parceiros. Os painéis e oficinas tratam de inovação, cultura e apoio ao empreendedorismo, com participação de secretarias municipais e iniciativas como HackaPOA e o Projeto Lixo Cultural. Durante a abertura, realizada nesta sexta-feira, o prefeito Sebastião Melo ressaltou a potência das comunidades e a importância de qualificar a educação e ampliar ações de inclusão social.

Bruno Laux

@obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

À frente da Secretaria-Geral da Presidência, Boulos lança iniciativa para aproximar governo Lula das periferias urbanas
Vereadora aciona MP para investigar intenção de compra de prédio da AEGEA pela Prefeitura de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News