Terça-feira, 04 de Agosto de 2026

Home Porto Alegre Vereadora propõe mudanças nas regras sobre nomes de ruas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre um projeto de lei complementar para mudanças nas regras sobre denominação de ruas e outros logradouros públicos da Capital. Conforme a autora, Tanise Sabino (MDB), o objetivo é fazer com que a prefeitura adote duas medidas para garantir a obrigatoriedade de comunicação e atualização por meio de leis municipais.

Trata-se do registro das alterações de denominação por meio dos órgãos competentes, para que sejam reconhecidas no âmbito da administração municipal e demais esferas necessárias, e da atualização dos nomes de ruas nas plataformas de navegação e geolocalização por GPS. Assim, as informações oficiais podem ficar mais atualizadas e acessíveis à sociedade.

Também prevê a dispensa, para denominação de equipamentos públicos, da necessidade de apresentação de croqui e de Cadastro Territorial Multifinalitário expedidos pela secretaria competente. A parlamentar considera suficiente a indicação do equipamento público mediante mapa obtido em ambiente virtual.

Exposição de motivos

A exposição de motivos do projeto ressalta que a proposta “estabelece diretrizes que visam assegurar a atualização das nomenclaturas e das informações relativas aos logradouros públicos, medida que traz impactos diretos e concretos à população”. Menciona, ainda, a necessidade de eficiência dos serviços públicos, em especial órgãos de urgência, segurança e resgate, “que dependem de informações precisas para reduzir o tempo-resposta em atendimentos críticos”.

Tanise defende que “a atualização cadastral beneficiará diretamente serviços essenciais do cotidiano”, como tele-entregas, transporte por aplicativos, entregas comerciais, operações de logística e de comércio eletrônico, serviços postais e concessionárias de água, energia elétrica e internet. Saiba mais em camarapoa.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Mais de 440 toneladas de resíduos são recolhidas da orla de Porto Alegre após a chuva dos últimos dias
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News