Quarta-feira, 18 de Maio de 2022

Home Rio Grande do Sul Vestibular da UFRGS 2022 é neste fim de semana; confira as orientações

Compartilhe esta notícia:

As provas do vestibular da UFRGS 2022 ocorrem neste sábado (12) e domingo (13) em sete cidades do Estado. Estão aptos para o processo 15.234 candidatos, que disputam 3.980 vagas de ingresso nos cursos de graduação. O concurso é aplicado em Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Gravataí, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí.

Os portões abrem às 14h30 e fecham pontualmente às 15 horas para início do exame. Nos dias de aplicação, os vestibulandos devem levar documento de identificação, caneta azul ou preta, máscara de proteção facial e uma garrafa de água. Não será exigido comprovante de vacinação.

A universidade orienta os vestibulandos a comparecerem ao local de prova – que pode ser conferido no Portal do Candidato – até as 14h30 para evitar risco de atraso.

São 5h30 para resolução das provas e preenchimento do gabarito em cada dia de aplicação. O candidato só pode deixar a sala após 2 horas do início do exame. É possível levar consigo o caderno de provas.

Calendário de provas

  • 12/02 – História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação
  • 13/02 – Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química

Vestibulandos sabatistas

No dia 12 de fevereiro, aqueles que indicaram na inscrição a condição de sabatista, guardador do sábado por convicção religiosa, devem ingressar no local de prova até o horário indicado para todos os participantes e aguardar em isolamento o horário adaptado para a realização das provas – 19 horas. Durante a espera, não podem fazer consulta, comunicação ou manifestação. No dia 13, esses candidatos fazem as provas nas mesmas condições dos demais vestibulandos.

O que levar e o que não levar

Os vestibulandos devem portar documento de identificação original que contenha o número utilizado na inscrição do Concurso. Carteira de identidade ou de habilitação, passaporte e cédulas emitidas por conselhos e ordens profissionais podem ser usados para identificação.

Não serão aceitos protocolos de encaminhamentos nem documentos em que conste a inscrição “não alfabetizado”, ou cuja fotografia não possibilite o reconhecimento. Em caso de perda ou roubo do documento, o candidato deve, se possível, apresentar o boletim de ocorrência policial. Nesse caso, o candidato deverá assinar a Declaração de Prova Condicional.

Além do documento original, também é necessário levar caneta esferográfica azul ou preta. Lápis e borracha são itens opcionais para uso nos rascunhos. Não serão permitidas consultas de qualquer natureza durante a realização do Concurso Vestibular.

Os candidatos também não podem utilizar ou manter consigo telefone celular, fones de ouvido ou outros aparelhos eletrônicos, nem usar bonés ou chapéus. Objetos diferentes dos permitidos deverão ser acondicionados em embalagem plástica fornecida pela equipe de organização da prova e mantidos lacrados até a saída do candidato.

Medidas sanitárias

Diante do cenário de pandemia de covid-19, esta edição será realizada com acréscimo de protocolos sanitários. Conforme a UFRGS, os locais de aplicação estão com ocupação reduzida das salas para um distanciamento maior entre os vestibulandos.

Todos devem usar máscara de proteção facial cobrindo nariz e boca. Durante o vestibular, os bebedouros dos prédios permanecerão desativados, tendo os participantes que levar garrafa de água para utilização no período.

Gabaritos e listão

Os gabaritos serão divulgados a partir das 9 horas do domingo e da segunda-feira (14) no site da UFRGS. Os candidatos poderão acessar sua folha de respostas no Portal do Candidato 24 horas após a aplicação da prova. Já o listão de classificados será publicado até o dia 25 de fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Camioneta com carga de eletrônicos avaliada em R$ 4 milhões é apreendida em Eldorado do Sul
Festa da Uva de Caxias do Sul vai exigir passaporte vacinal
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa