Quarta-feira, 02 de Setembro de 2026

Home Porto Alegre 56 mortes no trânsito foram registradas em Porto Alegre nos primeiros oito meses deste ano

Compartilhe esta notícia:

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulgou o balanço dos acidentes de trânsito com mortes registrados em Porto Alegre nos primeiros oito meses de 2026. Até o final de agosto, foram contabilizados 56 óbitos em 55 acidentes fatais, cinco vidas perdidas a menos do que no mesmo período de 2025, quando foram registradas 61 mortes em 60 ocorrências.

A redução ocorreu após um início de ano marcado pelo maior número de mortes para o primeiro bimestre em mais de 15 anos, de acordo com os dados divulgados na terça-feira (1º). Entre janeiro e fevereiro, foram 20 mortes no trânsito na Capital, cenário que acendeu um alerta para a segurança viária e indicava uma projeção de até 120 vidas perdidas ao longo de 2026 caso aquele ritmo fosse mantido.

“Um trânsito mais seguro se constrói com ações do Poder Público, mas também com a cooperação do motorista, do motociclista, do pedestre, do ciclista e de todos que se movimentam pela cidade. Quando se trata de vidas, não existe um número aceitável. Queremos reduzir cada vez mais os acidentes”, disse o prefeito Sebastião Melo.

No primeiro semestre, foram contabilizadas 45 mortes, o mesmo número registrado nos seis primeiros meses de 2025 e de 2024. A estabilização interrompeu a tendência de crescimento observada no início de 2026 e reduziu a projeção anual de mortes de 120 para aproximadamente 90.

“Começamos o ano com um cenário preocupante. Diante desse quadro, intensificamos o monitoramento, as ações de fiscalização e de educação para o trânsito e as intervenções de engenharia. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas os números mostram que estamos no caminho certo e que é possível salvar vidas no trânsito”, destacou o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Tribunal de Justiça gaúcho mantém condenação de rede social por omissão diante de ataques homofóbicos contra criança
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias