Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Home Saúde “75% dos focos de dengue estão dentro de casa”, diz a ministra da Saúde em Dia D de combate à doença

Compartilhe esta notícia:

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou neste sábado (02) do Dia D de Mobilização Contra a Dengue na cidade de Serra, no Espírito Santo. O Estado está em situação de emergência pela doença.

Segundo ela, “75% dos focos de dengue estão dentro das casas”. “Vamos, nesse dia de combate a dengue, olhar cada pneu, vaso, caixa d’água destampada. Nós sabemos o que tem que ser feito, vamos ser pessoas comprometidas”, disse a ministra.

Ao lado de equipes do SUS (Sistema Único de Saúde) e do governador Renato Casagrande (PSB), Nísia também destacou a importância da parceria entre governo federal, estados, municípios e sociedade no trabalho diário para a eliminação do mosquito Aedes aegypti.

“Se não houver união, não tem saúde. Então não podemos fazer outra coisa que não nos unirmos, governo federal, estado, prefeituras e toda a sociedade, toda a população. Só assim podemos enfrentar a dengue.”

Ainda neste sábado, a ministra participa de eventos em Salvador, na Bahia, estado que já registrou oito mortes causadas pela dengue e vive um aumento no número de pessoas infectadas, com 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.

Além do Espírito Santo e da Bahia, o “Dia D” também acontece em todo o país, com ações do ministério e das gestões estaduais e municipais para a eliminação do mosquito e iniciativas com a ideia de conscientizar a população.

Explosão de casos

Nos dois primeiros meses de 2024, o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos de dengue, 200% a mais que no mesmo período do ano passado.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde começou a distribuir para 16 estados e o Distrito Federal as doses do primeiro lote do imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda, que chegaram ao Brasil em janeiro.

A primeira remessa, com 757 mil doses, deve contemplar ao menos 521 municípios brasileiros e vai imunizar a população de 10 a 14 anos de idade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Desempregados poderão acessar R$ 22 bilhões com fim do saque-aniversário, calcula ministério
Motoristas de aplicativos: governo federal vai propor jornada máxima de 12 horas com remuneração mínima
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada