Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Home coronavírus A cada dez gaúchos em idade adulta, nove estão em dia com a imunização contra covid

Compartilhe esta notícia:

Dados oficiais sobre a campanha de vacinação contra covid no Rio Grande do Sul aponta que mais de 8,28 milhões de adultos (a partir dos 18 anos) residentes no Estado já completaram o esquema básico de imunização, continente que representa 90,6%. A estatística abrange os fármacos de duas doses (Coronavac, Oxford e Pfizer) ou de aplicação única (Janssen).

Dentre o público adolescente (12 a 17 anos), o esquema completo já abrange 539.525 indivíduos, ou 62,5% desse segmento. Já para as crianças (contempladas a partir dos 5 anos), são 435.578 bracinhos com a primeira dose da injeção pediátrica, ou 45,2% – ainda não há estatística sobre a segunda aplicação, que começou a ser realizada recentemente (22 de fevereiro).

No caso específico da Janssen, as aplicações somam 305.791 até o momento. Por fim, a primeira dose de reforço já chegou aos braços de mais de 3,75 milhões de gaúchos (35% dos cidadãos aptos ao procedimento), ao passo que a segunda aplicação-extra (destinada apenas a imunossuprimidos) foi recebida até agora por 139.724 pessoas nas 497 cidades gaúchas.

De modo geral, já foram aplicados quase 22 milhões de doses de fármacos contra covid desde o início da campanha de vacinação, no dia 19 de janeiro de 2021. Essas ampolas representam 89% do total recebido pelo Estado ao longo desse período (24,7 milhões), já que a logística prevê a reserva de lotes para evitar desabastecimento de estoques destinados à segunda injeção ou reforço imunizatório.

Situação

O Rio Grande do Sul acumula mais de 2,17 milhões de casos confirmados de coronavírus desde o começo da pandemia, há quase dois anos. Desse total, ao menos 38.384 tiveram como desfecho a morte do paciente. As perdas humanas atingem crianças, adolescentes, adultos e idosos, sendo que este último segmento populacional predomina amplamente nos casos fatais da doença.

Dentre os registros de contágio conhecidos até agora no Estado, em pelo menos 2,08 milhões (96%) o paciente já se recuperou – vale lembrar que parte desse grupo populacional foi infectada mais de uma vez desde o começo da pandemia. Já as internações causadas por manifestações graves de covid totalizam a 121.054 (6%) nos últimos 24 meses.

Outros 43.866 indivíduos (2%) são casos ativos (desde os assintomáticos em quarentena domiciliar até pacientes graves em hospitais). A taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) por adultos tem oscilado em torno de 58% nos últimos dias.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Pandemia de coronavírus causou 38.384 mortes até agora no Rio Grande do Sul
Governador gaúcho fará viagem oficial de uma semana aos Estados Unidos
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde