Segunda-feira, 14 de Setembro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 13 de setembro de 2026
A Polícia Federal informou nesse domingo (13/09) ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, que o material original contido no celular do banqueiro Daniel Vorcaro permanece nas dependências da instituição “dentro de cadeia de custódia formalmente documentada, com os respectivos lacres íntegros e mecanismos de verificação de integridade digital”.
No comunicado, a PF afirma que possui “plenas condições técnicas para produzir e encaminhar cópia idêntica da extração aos demais gabinetes que a solicitaram, observadas as determinações da Corte e as cautelas de sigilo aplicáveis”.
E diz que a cópia dos dados extraídos encaminhada em março deste ano ao ministro André Mendonça não corresponde ao material original, que “jamais deixou a custódia da instituição”.
Os embates entre os ministros em relação ao acesso aos documentos obtidos pela PF ao longo das investigações sobre o caso ocorre às vésperas de uma sessão marcada para a próxima terça-feira (15/09) para discussão da grave crise que a Corte atravessa.
Também no domingo, Mendonça disse em despacho que “todo o material utilizado para o julgamento da próxima terça-feira encontra-se disponível, na íntegra, a todos os ministros e que “a inserção de elementos adicionais, que não constam dos autos até o presente momento”, referindo-se ao restante do conteúdo que consta no celular de Vorcaro.
O ministro diz que a liberação do material “somente contribuiria para tumultuar o julgamento, bem como colocaria em risco todo o seguimento e êxito das investigações”.
Após a determinação do fim do sigilo dos registros relacionados ao banco na quinta-feira (10) por Fachin, o relator do caso, Mendonça liberou o acesso a parte dos documentos.
Em um ofício encaminhado na semana passada a Fachin, o ministro Alexandre de Moraes apontou uma “escolha seletiva” de Mendonça na retirada do sigilo. O ministro também pediu a liberação imediata de todo e qualquer documento relacionado ao caso.
Em dois ofícios separados, Moraes e Cristiano Zanin também solicitaram ao presidente do STF acesso ao conteúdo completo extraído do celular de Vorcaro, um iPhone 17 Pro apreendido pela PF. No sábado, o ministro Gilmar Mendes reforçou o pedido para que todos os ministros tenham acesso integral à cópia dos dados extraídos do celular.
Zanin protocolou um novo ofício solicitando a entrega de uma cópia do conteúdo do celular até as 23h do domingo (13/09).
Mendonça liberou, na noite de sexta, o sigilo de outros processos envolvendo o Master, mas informou a Fachin que só possuía apenas uma cópia de segurança em disco rígido criptografado, que permanece lacrada. Com informações da BBC News.