Domingo, 19 de Maio de 2024

Home Tecnologia Apple lança nova versão de MacBook Pro por até 32 mil reais nas versões mais básicas

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A americana Apple anunciou o relançamento de seus laptops premium, chamados de MacBook Pro. No Brasil, os novos produtos podem sair a até R$ 32,9 mil nas versões mais básicas. O evento virtual foi transmitido pela internet. Semana passada, a americana iniciou a pré-venda de seus iPhones no Brasil e os modelos mais caros, com preços de até R$ 15,4 mil, foram os mais procurados pelos clientes brasileiros.

Segundo especialistas, nova versão do MacBook Pro é uma das principais mudanças desde 2016 para a linha. Pela primeira vez, a companhia lançou um modelo de 14 polegadas em substituição ao modelo anterior, de 13 polegadas. Além disso, a companhia anunciou uma versão de 16 polegadas.

Nos Estados Unidos, os preços variam de US$ 1.999 (no modelo de 14 polegadas) e US$ 2.499 (no de 16 polegadas). O Mac — que já foi o carro-chefe da Apple — continua sendo um vendedor estável para a empresa sediada em Cupertino, Califórnia, gerando cerca de 10% das vendas. Ou seja, cerca de US$ 30 bilhões, segundo a Bloomberg.

No Brasil, a versão de 14 polegadas vai custar R$ 26.999. Já a versão de 16 polegadas sairá a um valor de R$ 32.999 nas versões mais básicas. Se agregar mais memória, armazenamento e softwares de vídeo, o valor pode chegar a R$ 80,7 mil. A versão atual de 13 polegadas custa R$ 17.299, no modelo mais básico.

Os novos modelos serão os primeiros MacBook Pro a contar com os novos processadores da companhia. No evento virtual, a empresa apresentou os chips M1 Pro e o M1 Max, uma evolução do atual M1.

Ações da Apple sobem em NY

Com a mudança, a Apple reduz ainda mais a presença da Intel, que fornecia, segundo a Bloomberg, chips há 15 anos. Segundo a Bloomberg, as ações da Apple subiram até 1,4% para US$ 146,80 após o evento. Eles ganharam 9,2% este ano até o final da semana passada.

Os dois novos chips prometem mais velocidade de navegação, maior durabilidade de bateria e menor consumo de energia. Segundo os executivos da companhia, a redução do consumo de energia chega a 70%. A bateria mais eficiente permite reprodução de vídeos por até 21 horas.

“Começamos a transição para o M1 há um ano. E o Mac teve seu melhor ano desde sempre no último ano”, disse Tim Cook, presidente da Apple.

Com novos processadores, o MacBook Pro terá carregador magnético MagSafe, os mesmos já usados nos iPhones. As vendas de notebook aumentaram na casa dos dois dígitos desde o início da pandemia do coronavírus. A maior venda da categoria vem acelerando a escassez de chips no mundo.

O Mac também viu sua participação de mercado crescer. Deteve cerca de 9% do mercado global de computadores pessoais no terceiro trimestre, com remessas subindo 10% em relação ao período do ano anterior, de acordo com dados da IDC. Isso fez da Apple o segundo maior ganhador no mercado de PCs, depois da Dell.

De olho em uma maior conectividade com outros produtos, os MacBook Pro também vão voltar a ter a saída de HDMI (usado para vídeos e conectividade em televisores), que foi removida na última reformulação. Os novos modelos também não vão contar mais com uma faixa da tela sensível ao toque da barra de toque do teclado, incluída nas últimas edições.

Os laptops trazem ainda três portas Thunderbolt 4, além de um leitor de cartão SD. O display conta com taxa de atualização de até 120 Hz, que permite melhor visualização de vídeos, e possui um notch para abrigar a câmera. Isso permitiu que a tela tenha espaço maior e bordas menores.

Além disso, os novos Macs terão memória interna de 64 GB, o que vai permitir assistir, por exemplo, sete vídeos em 8K ao mesmo tempo, destacou a empresa. O sistema de som dos produtos conta com tecnologia espacial, trazendo uma experiência semelhante ao de cinema.

Fones de ouvido e plano de música

Na área de música, a Apple anunciou a criação de um novo plano para o Apple Music, que vai funcionar apenas sob comando de voz – a Amazon tem sistema semelhante para seu serviço de música. Sem previsão de lançamento para o Brasil, o plano da Apple vai custar US$4,99 por mês.

“Temos mais de 90 milhões de músicas. Será uma nova experiência no Apple Music”, disse Cook.

Os novos modelos trazem melhoria na bateria que vai permitir carregar por cinco minutos e usar durante uma hora. Uma vez completa, a bateria permite o uso por 30 horas. Vai custar US$ 179 nos EUA.

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