Terça-feira, 14 de Maio de 2024

Home Tecnologia Apple lança Proteção de Dispositivo Roubado para dificultar acesso por ladrões

Compartilhe esta notícia:

A Apple lançou uma nova atualização para seu sistema operacional iOS, que inclui um recurso chamado Proteção de Dispositivo Roubado. Essa nova opção de segurança tem como objetivo dificultar o acesso de ladrões às principais funções e configurações dos iPhones e iPads. A empresa está incentivando os usuários a ativarem imediatamente essa proteção.

A proteção foi adicionada na versão mais recente do iOS, a 17.3. Ela foi projetada para impedir que os ladrões apaguem os dados dos celulares para revender, ou acessem o ID Apple e outras contas importantes. A empresa afirma que esse recurso adiciona uma camada extra de segurança para os usuários, lidando com uma vulnerabilidade que os ladrões já descobriram e aproveitaram.

Como funciona

A Proteção de Dispositivo Roubado rastreia os locais conhecidos do usuário, como sua casa ou local de trabalho. A ferramenta acrescenta obstáculos de segurança biométricos.

Ele também reduz a importância das senhas, que podem ser roubadas pelos ladrões, seja observando por cima do ombro de alguém ou ameaçando e obrigando as vítimas a fornecê-las, em prol das características “biométricas”, como o rosto e as impressões digitais, que são muito mais difíceis de reproduzir.

Digamos que o ladrão tente apagar o conteúdo e as configurações para vendê-lo. Com a Proteção de Dispositivo Roubado ativada, o telefone passa a exigir um reconhecimento facial (Face ID) ou de toque (Touch ID) para confirmar que a pessoa é o legítimo proprietário. E essa é a única forma – o novo recurso não permite o uso de senha ou qualquer outro método alternativo.

Entre as ações que podem desencadear o recurso fora dos lugares conhecidos estão o uso de senhas salvas no Keychain ou métodos de pagamento armazenados no navegador Safari, o acionamento do Modo Perdido, o pedido de um novo Cartão Apple, ou o uso do iPhone para configurar um novo dispositivo.

Há também uma segunda camada projetada para atrapalhar os ladrões de acessarem configurações críticas de segurança.

Se alguém tentar, por exemplo, sair de uma conta do ID Apple, mudar a senha ou limpar as configurações do celular em um lugar que não seja familiar, precisará fazer a autenticação por Face ID ou Touch ID, esperar uma hora, e então fazer um segundo reconhecimento facial ou de impressão digital. Alterar a senha do ID Apple, atualizar as configurações de segurança do ID Apple, acrescentar ou remover Face ID ou Touch ID, e desligar o recurso Localizar dispositivos ou a Proteção de Dispositivo Roubado também acionará esse recurso.

Como ativar a ferramenta

Primeiro, baixe em seu iPhone ou iPad a atualização mais recente do iOS e instale.

Em seguida, vá às suas configurações, role para baixo até “Face ID e Código” ou “Touch ID e Código”, e insira seu código de acesso. Role para baixo e verá a Proteção de Dispositivo Roubado.

Dependendo do modelo do seu iPhone, será necessário fazer um toque rápido ou acionar um interruptor para ativar e desativar.

Certifique-se de que a autenticação em dois fatores e o Localizar dispositivo estão ativados na sua conta ID Apple, ou a opção não irá aparecer.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Estudante de 20 anos que descobriu 5 asteroides para a Nasa sonha inspirar outras meninas na ciência
Camarote na Sapucaí prepara comida no banheiro e 500 kg de alimentos são descartados: “Deu nojo”, diz promotora
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde