Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Home Artes Visuais Artista plástica Zoravia Bettiol reúne duas coleções em mostra em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Começa em 6 de novembro, na Galeria Zoravia Bettiol, em Porto Alegre, a mostra composta por duas séries da artista. Uma delas foi totalmente realizada durante a pandemia. Zoravia ilustrou o livro “Divina Rima – um diálogo com a Divina Comédia de Dante Alighieri”, versão adaptada pelo escritor e professor Gilberto Schwartsmann.

A coleção tem 37 obras em lápis de cor caran d’ache e naquim, que representam o Inferno, o Purgatório e o Paraíso, retratados no livro clássico. Estão em exibição reproduções ampliadas das ilustrações: “Eu usei só duas cores de lápis e nanquim em cada ilustração, mas fiz muitas sobreposições, o que aumentou o valor cromático delas”, explica Zoravia.

Já na série “Criaturas Voadoras”, de 2016, a temática são insetos como borboletas, libélulas, besouros e abelhas, além de pássaros integrados com pessoas e com a natureza. O público poderá conhecer reproduções das colagens e pinturas inspirada nos animais, uma fonte muito presente nos trabalhos de Zoravia: “A Natureza é o tema que me mobiliza cada vez mais. Minha abordagem varia do carinho e respeito por ela à crítica e denúncia dos
problemas que a atingem”, diz ela.

As duas séries foram reproduzidas com tinta de pigmento mineral em papel Alpha Celulose. A abertura da Mostra terá sessão de autógrafos com o autor de Divina Rima. E será marcada por uma apresentação do músico Hique Gomes.

No sábado seguinte, dia 13, a atriz e diretora Deborah Finocchiaro, e a atriz e escritora Nora Prado farão leituras poéticas. Nas duas datas, os eventos serão presenciais, respeitando os protocolos sanitários. A visitação é gratuita e todas as obras estarão à venda. O valor arrecadado com o livro “Divina Rima” e com as obras da série “Criaturas
Voadoras” será doado para o Instituto Zoravia Bettiol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Projeto da prefeitura de Porto Alegre estabelece idade máxima de 25 anos para candidatos a guarda municipal
EPTC testa novo tipo de etilômetro nos motoristas de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News